Destaques-da-edicao

A Menu de maio já está nas bancas!

Da redação da Menu

Confira as principais atrações da edição 184 da revista:

*Capa

O micro-ondas é um equipamento que todo mundo tem em casa, mas não faz uso de todo seu potencial. Por isso, mostramos na reportagem de capa que é possível preparar pratos sofisticados, de entrada a sobremesa, com o auxílio do eletrodoméstico. E quem colocou em prática esse desafio foi o chef Julien Mercier, do restaurante Le Bilboquet, em São Paulo. Uma das receitas é o ovo cocotte com cogumelos, que ilustra a nossa capa.

*Aperitivos

As notícias que giram no mundo da gastronomia e o Aprendiz de Cozinheiro, com o chef Pedro Vita, dos restaurantes Brado e Fiori, em São Paulo.

*Doce mundo

Nossa colunista Patricia Schmidt conta como foram suas visitas ao Catalunya, em Cingapura, e ao Koy Shunka, japonês em Barcelona frequentado pelos grandes chefs, como Ferran Adrià.

*Na sacola

Selecionamos 18 presentes para deixar as mães cozinheiras mais felizes.

*Orgânicos

Conheça os bunkers da 2ª Guerra Mundial se transformam em hortas orgânicas em Londres.

*Tá fresquinho

Veja a versatilidade do broto de feijão, que vai bem fresco ou cozido em pratos de inspiração asiática. Confira as receitas dos chefs André Saburó, do Quina do Futuro, no Recife, e Fernando de Souza, do paulistano Tian.

*Copa na cozinha

O pirarucu de casaca combina os ingredientes mais marcantes de Manaus. Saiba quais são, na receita de Carlos Ribeiro, do restaurante Na Cozinha.

*Dia das mães

Como as chefs gestantes, como Andrea Kaufmann, do paulistano AK Vila, fazem para tocar uma cozinha e se alimentar com saúde. Aproveite o cardápio preparado por Andrea para as futuras mamães.

*Test Drive

Já que o tomate fresco está caro, a versão em lata pode ser uma saída. Provamos 10 marcas com o chef Sauro Scarabotta, do Friccò, em São Paulo

*Saca-rolha

A tendência de elaborar vinhos sem o uso de tanta tecnologia

*Argentina

Os vinhos tintos de Matias Riccitelli são um exemplo do potencial da nova geração de enólogos do país latino

*Borgonha

Acompanhe o tour pelo Grands Jours de Bourgogne para entender a pinot noir e a chardonnay em sua região de origem

*Degustação

A prova de 14 tintos dos Estados Unidos mostra que os yankees descobriram o Brasil

*Na taça

Nosso colunista Manuel Luz indaga sobre o significado da nomenclatura estampada nos rótulos

*Quiz

Teste seu conhecimento sobre a história da indústria vinícola norte-americana

*Romeu e Julieta

O casal de críticos anônimos visita o C-Cultura Caseira, novo restaurante do hotel Grand Hyatt São Paulo

*Quentinhas

Novas casas para quem tem restrições alimentares, a programação do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, em Belém, e o novo serviço do bar da Dona Onça, em São Paulo, que leva os quitutes para eventos.

*Cervejas

A degustação às cegas de 10 rótulos de bebidas envelhecidas em barris, ricas em complexidade e álcool

*Colarinho

Nosso colunista Roberto Fonseca relata suas experiências com as cervejas artesanais no Japão

*Baixa gastronomia

Bares dentro de restaurantes viram tendência em São Paulo, como Estônia, dentro do Ramona, o Flâner, no andar superior do Le French, e o Isola, ao lado do restaurante Tre, dentro do shopping JK Iguatemi

*Na xícara

Clubes de café oferecem comodidade e produtos exclusivos aos amantes da bebida. Conheça três empresas que apostam no negócio

*Estante

As resenhas sobre os livros Dicionário dos sabores, A arte da cozinha italiana, Gourmandises catarinenses, e Melhores quilos do Brasil – receitas campeãs.

*Eu gosto

Marcelo Bonfá fala sobre sua nova cachaça Perfeição e sua relação com a alimentação saudável

Os leitores do blog conferem com exclusividade a coluna Doce mundo, a seção Na sacola, a reportagem sobre as hortas em bunkers londrinos e sobre o enólogo Matias Riccitelli. Clique aqui e boa leitura!