Destaques-da-edicao

A Menu de junho está nas bancas!

Da redação da Menu

Confira as principais atrações da edição 185 da revista:

*Capa

Chegou a hora! A Copa do Mundo está batendo em nossa porta e quem não está com o ingresso na mão, assistirá aos jogos na companhia de amigos, boa bebida e petiscos – de preferência, na mesa de um bar. Saiba como os bares estão se preparando para receber os torcedores nacionais e estrangeiros e aproveite para preparar os petiscos de sucesso dos bares Astor, Original e Pirajá, todos da Cia. Tradicional de Comércio.

*Aperitivos

A prefeitura de São Paulo, enfim, regulamenta a comida de rua; o chef da Seleção Brasileira de Futebol, Jaime Maciel, fala sobre os pratos favoritos dos jogadores; a cozinha brasileira em alta nos livros; o truque da massa perfeita com Juliana Petroni, da Boutique Antipasti, e outras notícias da gastronomia.

* Doce Mundo

Nossa colunista Patricia Schmidt fala do Bar Tolo, no Porto, e sobre o L’Eggs, restaurante do renomado chef Paco Pérez, em Barcelona.

*Na sacola

Entre no clima da Copa em 16 objetos de cozinha

*Orgânicos

As novidades da BioBrazil Fair, o curso de cultivo orgânico na Associação de Agricultura Orgânica, em São Paulo, e o livro com receitas de alimentação saudável para crianças do chef Alain Ducasse.

*Tá fresquinho

Em versão doce ou salgada, conheça a versatilidade da canjica em receitas da chef Heloisa Bacellar, do paulistano Lá da Venda, e de Antonio Basile, do restaurante Le Gourmet Bistrot, em Gonçalves (MG).

*Copa na cozinha

Agora é a vez do arroz de carreteiro conquistar os visitantes de Porto Alegre durante a Copa. Confira a receita do chef Carlos Ribeiro, do restaurante Na Cozinha, em São Paulo

*Expressão

Exposição Alimentário: arte e patrimônio alimentar brasileiro revela o caminho histórico dos alimentos no Brasil com obras de artistas como Marc Ferrez, Lasar Segall e Beatriz Milhazes, e fotografias de pratos de Alex Atala, Helena Rizzo, Rodrigo Oliveira.

*Menu Brasil

A gastronomia de João Pessoa (PB) passa por onda de revitalização e quem lidera o movimento é o chef Onildo Rocha, do Roccia Cozinha Contemporânea. Saiba mais sobre seu projeto Na Bagagem.

*Test drive

Provamos 10 cachaças para sua caipirinha ficar perfeita nesta Copa com a ajuda dos especialistas na bebida Leandro Batista e Elvis Campello, do restaurante e cachaçaria Barnabé, em São Paulo, Cesar Adames, professor do Senac São Paulo e Rodrigo Ferreira, chefe de bar do Mocotó. Veja qual marca se destacou na degustação às cegas.

*Saca-rolha

As notícias do vinho em edição especial para o campeonato mundial de futebol.

*Expovinis

Os destaques do maior salão de vinhos da América Latina, agora sob direção francesa

*Chablis

Na primeira parada do Grand Jours de Bourgogne, conheça o encanto de seus brancos bem minerais

*Degustação

A prova às cegas de 15 tintos norte-americanos, elaborados com a caprichosa pinot noir

*Na taça

Nosso colunista Manuel Luz conta a história da pinot noir, em seu berço francês e no mundo

*Quiz

Em 10 perguntas, teste o seu conhecimento sobre a uva que ganhou fama com o filme Sidways

*Romeu e Julieta

A dupla de críticos anônimos visita o restaurante Supra di Mauro Maia, em São Paulo

* Quentinhas

Os novos restaurantes do chef Vítor Sobral no Brasil, as novidades na cena gastronômica carioca e a nova padaria portuguesa B.Lem, em São Paulo.

*Degustação de Cervejas

Veja o desempenho de 10 rótulos de cervejas Dubbel, que surgiram nos mosteiros trapistas da Bélgica

*Baixa gastronomia

A visita ao Noname Boteco, em São Paulo e a estreia do Apéritif à la Française, que volta com força à capital paulista.

*Colarinho

Nossa colunista Cilene Saorin fala sobre cerveja e a genialidade de Beethoven.

*Estante

A avaliação dos livros Sabores da Copa, de Roberta Malta Saldanha; Chame o gerente!, de Vini Schroeder; O cozinheiro do rei D. João VI, de Hélio Loureiro; e Economize com Jamie, de Jamie Oliver.

*Eu gosto

A modelo Renata Kuerten conta que faz uma dieta balanceada, mas não abre mão de uma taça de vinho.

Os leitores do blog podem ter aqui um gostinho da edição de junho. Boa leitura!