Receitas

Flan salgado

Flan de aspargos do Il Borgo del Conte

Da redação da Menu

O chef Giuseppe Dalmazzo, do restaurante Il Borgo del Conte, no Rio de Janeiro, compartilha com os internautas da Menu uma receita feita por sua mãe quando morava em Savigliano, na região italiana do Piemonte.

O flan de aspargos era preparado bem nessa época do ano, quando o vegetal está no auge no seu país natal. E ele resolveu colocar o prato no cardápio do restaurante. “Aqui eu sirvo em porções individuais e também pode ser preparado com outros legumes, como a abobrinha”, diz.

flan de aspargos

500 g de aspargos frescos em cubinhos

6 ovos

400 g de creme de leite fresco

100 g de queijo grana padano ou parmesão ralado

10 g de cebola

manjericão a gosto

azeite ou manteiga quanto baste para refogar

creme de parmesão

100 g de parmesão ralado

2 colheres (sopa) de creme de leite fresco

1 gema

creme de parmesão junte todos os ingredientes em uma panela, misture bem e cozinhe em banho-maria até ficar cremoso. Reserve.

flan de aspargos em uma frigideira, aqueça o azeite ou a manteiga e refogue os aspargos por 10 minutos em fogo médio. Incorpore a cebola e o manjericão e mantenha no fogo por mais 10 minutos. Retire o refogado, aguarde 10 minutos para esfriar e bata no liquidificador. Em seguida, coloque o creme de leite, ovos e o queijo e continue batendo. Coloque a massa em forminhas para cupcake e leve para assar no forno preaquecido a 180ºC em banho maria por 30 minutos.

para servir desenforme no prato e sirva com o creme de parmesão.

dica do chef outro bom acompanhamento para o flan é acrescentar geleia de pera.

rendimento 16 unidades

preparo 1 hora

execução fácil

Il Borgo del Conte

rua Conde de Irajá, 201 – Botafogo

(21) 3502-2991 – Rio de Janeiro – RJ