Destaques-da-edicao

A Menu de julho já está nas bancas!

Da redação da Menu

Confira as principais atrações da edição 186 da revista:

*Capa

Você sabia que tradições culinárias como as baianas do acarajé e as paneleiras de Goiabeiras (ES) foram declaradas patrimônio cultural nacional? A Menu traz mais detalhes de cada patrimônio ligado à alimentação e mostra como essa valorização é importante para a gastronomia brasileira. As receitas que ilustram a reportagem de capa foram preparadas pela chef Mara Salles, do restaurante Tordesilhas, em São Paulo.

*Aperitivos

Saiba mais sobre os novos reality shows de culinária gravados no Brasil; escola de samba vai homenagear a cozinha mineira em 2015; veja como se tornar um inspetor do Michelin Brasil; a gorjeta abençoada do Tips for Jesus parou no Rio de Janeiro; o novo bistrô Ratatouille na Euro Disney; o equipamento para maturar carnes em casa; e o Aprendiz de Cozinheiro com o chef Pablo Horta, do restaurante Casinha Mineira, em São Paulo.

*Doce Mundo

Nossa colunista Patricia Schmidt nos apresenta a doceria portuguesa Doce História, em Lisboa, e o Espai Kru, mais uma casa dos irmãos Adrià em Barcelona.

*Na sacola

A moda country chega à cozinha em 18 utensílios.

*Orgânicos

Parceria com produtores e horta própria são atrações do Provence Cottage & Bistrô, pilotado pelo chef Ari Kespers, em Monte Verde (MG).

*Tá fresquinho

O nabo é uma das estrelas da cozinha japonesa. Confira práticas receitas do chef Uilian Goya, do izakaya Sanpo, em São Paulo.

*Copa na cozinha

Agora é a vez da mojica de pintado representar os sabores de Cuiabá, cidade-sede dos jogos da Copa do Mundo.

*Menu Brasil

O cultivo de cacau está em plena ascensão no Pará. Conheça os esforços de produtores e chefs para ter um fruto de qualidade na região e prepare receitas das chefs Ângela Sicilia, do Famiglia Sicilia, e de Daniela Martins, do Lá em Casa, ambos em Belém.

*Por Aí

Ingredientes frescos, pratos simples e experiências gastronômicas fora do comum são a marca de Amsterdã, a capital holandesa.

*Test drive

A avaliação de 10 marcas do popular creme de leite, nas versões em lata e caixinha, que contou com a participação da chef pâtissière Saiko Isawa, do restaurante Attimo, em São Paulo. Ela também nos ensina a fazer um pudim de leite com chantilly de caramelo.

*Saca-rolhas

Livro traz a história pioneira de Adriano Ramos Pinto, um inovador no vinho do Porto.

*Entrevista

As ideias do argentino Alejandro Vigil, enólogo da vinícola Catena Zapata e da El Enemigo.

*Chile

Na taça, a degustação das três safras do tinto premium da vinícola chilena Tarapacá.

*Borgonha

Conheça as sutis diferenças que marcam os tintos da sub-região francesa Côte de Nuits.

*Degustação

Em 12 vinhos, a uva primitivo, cultivada na Itália, conquista pelos seus rótulos de qualidade e bom preço.

*Na Taça

Nosso colunista Manuel Luz discute por quais razões as receitas do País da Bota sempre pedem um vinho.

*Quiz

Teste o seu conhecimento sobre a primitivo, uva de origem croata e famosa nos Estados Unidos.

*Romeu e Julieta

Confira a avaliação do casal de críticos anônimos sobre o restaurante paulistano MoDi.

*Cervejas

Confira a degustação de 10 rótulos de Ale inglesas, que mostram sua refrescância no copo.

*Colarinho

O colunista Roberto Fonseca comenta a união de produtores de cervejas para defender seus objetivos na esfera governamental.

*Baixa Gastronomia

A visita ao novo Rock n’Cycles Bar, na Vila Madalena; a chegada do single malt Glenlivet; as estreia do evento Degusta Beer; e o drinque do mês por Laércio Silva (Zulu), do La Maison est Tombée (SP).

* Eu gosto

Ator Jon Favreau, que lança o filme Chef, fala sobre os food trucks.

Os leitores do blog conferem aqui um pedacinho da edição. Você também pode comprar a Menu para ler no tablet. Acesse www.assine3.com.br/revista/menu-digital