Receitas

Preparação para o jogo no Mineirão

(foto: Rafael Hupsel/Ag. IstoÉ)

Da redação da Menu

Hoje a seleção brasileira enfrenta a Alemanha no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, às 17h. Que tal aproveitar para almoçar um saboroso tutu à mineira, preparado pelo chef Carlos Ribeiro, do restaurante Na Cozinha, e homenagear a cidade-sede da Copa?

Tutu à mineira

bisteca suína

8 pedaços de bisteca suína; sal e pimenta-do-reino a gosto; suco de 1 limão; óleo para fritar

couve

1 maço de couve bem verde; sal e pimenta-do-reino a gosto; 100 g de bacon picado; azeite a gosto

tutu

2 xícaras (chá) de feijão cozido; 100 g de bacon em cubinhos; 1 cebola picada em cubinhos; 2 dentes de alho socados; 2 tomates em cubinhos; sal e pimenta-do-reino a gosto; 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca; 4 ovos cozidos e cortados em rodelas; 200 g de linguiça frita e cortada em cubinhos

bisteca

Tempere as bistecas com o suco de limão, o sal e a pimenta. Deixe marinar na geladeira por duas horas. Em uma frigideira antiaderente, aqueça o óleo e, em fogo baixo, doure as bistecas, de duas em duas, por, pelo menos, três minutos de cada lado ou até que fiquem bem macias. Reserve.

couve

Fatie a couve bem fininha e reserve. Em frigideira grande, aqueça o azeite e junte rapidamente o bacon. Quando ele soltar a gordura, e em fogo alto, junte a couve e tempere com sal e a pimenta, mexendo rapidamente. Reserve.

tutu

Amasse o feijão até atingir ponto de purê. Em seguida, passe em uma peneira grossa. Reserve. Em uma panela, coloque o bacon, leve ao fogo e deixe a banha derreter, até o bacon virar torresmo. Retire-o e reserve. Na gordura que ficou na panela, frite a cebola, o alho e os tomates, junte o purê de feijão e tempere com sal e pimenta. Cozinhe por cerca de oito minutos. Vá juntando a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre para não encaroçar. Cozinhe um pouco a farinha, mexendo bem para não grudar na panela e tomando cuidado para que fique com consistência cremosa, e não pesada.

para servir coloque o tutu ainda quente em uma travessa, e junte a linguiça frita, o ovo cozido e o torresmo. Sirva imediatamente, acompanhando a bisteca e a couve.

dica do chef para facilitar, adicione água ao purê de feijão antes de passá-lo pela peneira.

rendimento 8 porções

tempo 50 minutos

execução fácil