Destaques-da-edicao

A Menu de agosto está nas bancas!

Da redação da Menu

Confira as principais atrações da edição 187 da revista:

*Especial Vinhos

A Menu dedica boa parte de suas páginas ao mundo da bebida, com uma série de reportagens:

– Entenda quais vinhos harmonizam com as receitas de inverno, como nhoque com ragu de linguiça, brasato ao vinho tinto e polenta com funghi e mais três pratos preparados pelo chef Mauro Maia, do restaurante paulistano Supra di Mauro Maia.

– Saiba por que as ânforas estão fascinando os enólogos, que buscam de vinhos com maior autenticidade.

– Desvende os segredos da Viña Tondonia, vinícola espanhola que cativa os consumidores sem abrir mão da tradição

– Faça um passeio pelos vinhedos próximos a Beaune, na Borgonha.

– A prova de 15 tintos do Priorato, região redescoberta na década de 1990 graças ao hippie Rene Barbier.

– Quiz com 10 questões testa seu conhecimento sobre o casamento perfeito entre vinhos e comida.

– O colunista Manuel Luz conta que o futuro das barricas de carvalho de bom custo e qualidade pode estar nas florestas chinesas.

– Na seção Saca-rolha, veja como foi o inesperado crescimento das importações de brancos e tintos no primeiro semestre; o vinho do seriado Game of Thrones; a primeira feira de vinhos do supermercado St. Marché; a nova aquisição do empresário brasileiro Marcelo Lima na Borgonha; e a entrevista como Marco Sabellico, diretor do guia italiano Gambero Rosso.

Outras seções da revista também estão voltadas para o mundo de Baco. No Na Sacola, 21 dicas de presentes para alimentar a paixão dos pais apreciadores de vinhos. No Tá Fresquinho, a folha de uva é protagonista de quatro receitas preparadas pelos chefs João Ragna, do Bistrô 28, Renata Vanzetto, do Ema e Marakuthai, e Samir Cauerk, do Folha de Uva, todos em São Paulo. E na seção Eu Gosto, o cantor e apresentador Ronnie Von fala de seus rótulos preferidos e a invejável adega que possui em casa.

Ainda na edição trazemos notícias sobre o MAD Symposium, na Dinamarca, que terá Alex Atala como cocurador; o balanço da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) sobre a Copa do Mundo; a entrevista com o chef e apresentador Buddy Valastro, do programa Cake boss; as pesquisas sobre as principais reclamações dos consumidores nos EUA e Brasil; o almoço na Fazenda Coruputuba, em Pindamonhagaba (SP) que reunirá os chefs Alex Atala, André Mifano, Helena Rizzo, Fernanda Valdívia, Gabriel Broide, Ocílio Ferraz e Rodrigo Oliveira, organizado pelo C5; a nova sede do Italian Culinary Institute for Foreigners em São Paulo; e o Aprendiz de Cozinheiro com o chef Marcos Rodrigues, da Pousada Parador Santarém, em Itaipava (RJ).

Nossa colunista Patricia Schmidt fala do restaurante argentino Nueve Reinas, que faz sucesso em Barcelona; e das novidades da sorveteria Rocambolesc, de Jordi Roca, em Girona.

A despedida da série Copa na Cozinha mostra o sucesso do barreado, prato clássico da cozinha paraense que foi preparado pelo chef Carlos Ribeiro, do restaurante paulistano Na Cozinha.

As feiras livres comemoram 100 anos em São Paulo e a repórter Cintia Oliveira conversou com Julio Bernardo, autor do livro Dias de feira (Companhia das Letras) e com a professora do Instituto de Psicologia da USP Leny Sato, que fez uma tese sobre o assunto. Histórias curiosas e a batalha dos feirantes para sobreviver à concorrência dos novos tempos recheiam a reportagem.

Na seção Por Aí, conheça os bons motivos para os brasileiros visitarem Lisboa, com suas joias gastronômicas; veja quem se deu melhor na prova às cegas 10 marcas de pão de queijo congelado; a avaliação do restaurante Le French pelo casal de críticos anônimos Romeu e Julieta; as novas lojas da Opera Ganache e Adoro Brownie, a nova hamburgueria do chef Adriano Kanashiro no Rio de Janeiro e as principais atrações do Festival de Tiradentes, na seção Quentinhas; a degustação de 10 cervejas defumadas; a coluna Colarinho, por Cilene Saorin, que faz alusão a Bach e à cerveja; a visita ao bar Side, o bar montado dentro do espaço Manioca, de Helena Rizzo, a carta nova de drinques de Marcelo Serrano no Brasserie des Arts e o drinque do mês preparado por Pablo Moyá, do NOH Bar, todos em São Paulo, na seção Baixa Gastronomia; e as publicações de gastronomia que acabam de chegar ao mercado, na seção Estante.

Os leitores do blog conferem aqui um pedacinho da edição. Você também pode comprar a Menu para ler no tablet. Acesse www.assine3.com.br/revista/menu-digital.