Bebida

Os vinhos argentinos em discussão

Por Suzana Barelli

A uva malbec é destaque nos vinhedos argentinos

A Wines of Argentina promove, entre hoje e amanhã, uma vasta degustação de seus vinhos em São Paulo. Batizado de Premium Tasting, que pela primeira vez acontece fora de Mendoza, o evento traz, em seu primeiro dia, enólogos de referência do país do tango para falar sobre os temas atuais do vinho do argentino.

Alejandro Vigil, principal enólogo da vinícola Catena Zapata, falará sobre chardonnay e cabernet franc de altura; José Luis Mounier, da Lavaque, tem como tema os vinhos do norte. No segundo bloco, Daniel Pi, da Trapiche, mostra os vinhos que receberam os troféus regionais do concurso Argentina Wine Awards 2014 (AWA 2014) e Sebastián Zuccardi discute alguns dos mais relevantes terroirs de seu país.

Amanhã, quarta-feira, haverá uma grande degustação com os vinhos vencedores do AWA 2014, o mais importante concurso de vinhos do país, que aconteceu em fevereiro, em Mendoza. A degustação será moderada por Susana Balbo, presidente da Wines of Argentina, por Guilherme Correa, sommelier da importadora Decanter, e por mim.

Garanto que bons e interessantes vinhos serão degustados, sempre às cegas. Na prova, será possível avaliar a qualidade – crescente – dos brancos e tintos argentinos. Na plateia – o evento acontece na Casa Argentina, em São Paulo, os formadores de opinião do setor.