Destaques-da-edicao

A Menu de outubro já está nas bancas!

Da redação da Menu

*Capa

A febre dos food trucks invadiu São Paulo. A Menu conversou com especialistas no assunto e traz dicas para quem quer tanto aproveitar as comidinhas servidas quanto colocar o seu carrinho na rua – desde os caminhões mais indicados para serem transformados, o passo a passo para se ter um termo de permissão de uso na capital paulista e as feirinhas que fazem sucesso em espaços privados. E quem compartilha com os leitores da Menu suas receitas de sucesso é a equipe do Buzina Food Truck, chefiado pelos chefs Márcio Silva e Jorge Gonzalez. A capa traz o sanduíche de rabada com palitos de tapioca e aïoli de raiz-forte, de dar água na boca!

*Aperitivos

O renomado chef francês Alain Ducasse abre mão das carnes vermelhas em seu restaurante do hotel Plaza Athenée, em Paris. Veja essas e outras notícias na seção.

*Doce mundo

Nossa colunista Patricia Schmidt revela como foi o evento Fantasia em Cingapura, produzido pela confeitaria Escribà, onde ela trabalha em Barcelona. Foram 8 mil metros quadrados divididos em oito espaços recheados de doces e chocolates – um verdadeiro mundo da fantasia.

*Na sacola

Deixe a magia do circo alegrar sua cozinha com 15 graciosos apetrechos.

*Tá fresquinho

Prima do pêssego, a nectarina combina com pratos doces e salgados. É o que você confere nas receitas de Flávia Mariotto, da Mercearia do Conde, em São Paulo, e Manu Buffara, do curitibano Manu.

*Menu Brasil

Confira como foi a 17ª edição do Festival de Tiradentes (MG), que se consolidou como um dos mais importantes eventos de gastronomia do País.

*Test drive

Dez sorvetes de chocolate foram colocados à prova na degustação mensal da Menu, com a participação do especialista Fernando Sant’Ana, professor da escola Gelado, em São Paulo.

*Por aí

Nosso colaborador Miguel Pires foi até Nova York para revelar seis endereços que combinam boa comida e badalação na grande metrópole americana.

*Saca-rolha

Conheça Pablo Morandé, uma figura marcante na história recente do vinho chileno.

*Pantelleria

A beleza e as características únicas desta ilha no sul da Itália explicam a qualidade de seus vinhos doces. Saiba quais são elas.

*Tendência

Ao apostar em elaborar os brancos quase como tintos, enólogos criam uma nova cor para a bebida: os vinhos laranja.

*Borgonha

Na última série sobre a Borgonha, mergulhe nos vinhos da Côte de Beaune, o espaço para os pinot noir e chardonnay masculinos e femininos.

*Degustação

O alvarinho mostra, em 19 rótulos, porque este branco da península ibérica vem surpreendendo.

*Na taça

O clima trouxe surpresas – nem sempre agradáveis – para a safra europeia de 2014, como conta nosso colunista Manuel Luz.

*Quiz

Em dez questões, teste seu conhecimento sobre o alvarinho ou, se preferir, o albariño.

*Cervejas
Ingredientes como caju e açaí marcam presença nas cervejas nacionais, que vai encontrando aos poucos sua “escola cervejeira”. Veja quem se deu melhor na degustação às cegas com ingredientes brasileiros.

*Colarinho

Nossa colunista Cilene Saorin conta a trajetória do pianista e compositor Johanner Brahms e faz comparação com o mundo da cerveja.

*Baixa gastronomia

As cervejas especiais são destaque em dois pontos importantes de São Paulo, saiba quais são eles. Veja essa e outras notícias na seção.

*Quentinhas

Conheça os destaques da Semana da Cozinha Regional Italiana, em São Paulo, o novo festival do Bar D’Hotel, no Rio e fique de olho no Inova Gastronomia Paraibana, que acontece de 21 a 23 de outubro.

*Na xícara
O “café elefante”, da cidade baiana de Maragogipe, conquista o mundo e é o novo lançamento da Nespresso.

*Estante

Os novos livros de gastronomia que chegam ao mercado.

*Eu gosto

O ex-jogador de futebol Cafu mostra seu gosto refinado pelos vinhos e pela cozinha italiana.

Os leitores do blog conferem aqui um pedacinho da edição. Você também pode comprar a Menu para ler no tablet. Acesse www.assine3.com.br/revista/menu-digital