Destaques-da-edicao

A Menu de aniversário já está nas bancas!

Da redação da Menu

Em novembro, a Menu comemora 16 anos e fizemos uma edição especial recheada de delícias para nossos leitores! Confira os destaques:

* Capa

A longevidade da revista foi celebrada ao lado de quatro restaurantes que também tem sua longa trajetória marcada pela qualidade, seriedade no trabalho e sucesso. São eles: Amadeus e Fasano, em São Paulo, Oficina do Sabor, em Olinda (PE) e Olympe, no Rio de Janeiro. Contamos um pouco de sua história e ensinamos os pratos que são clássicos no cardápio, como a torta de mirtilo do Fasano, executada pelo chef Luca Gozzani, que ilustra nossa capa.

*Primeira capa

Para mostrar como a gastronomia mudou nesses últimos 16 anos, fizemos uma releitura do prato da edição de estreia de Menu, que na época se chamava Água Na Boca: o lagarto recheado com avelã e molho vermelho. Para tal tarefa, convidamos o chef Flavio Miyamura, do restaurante paulistano Miya, para mostrar sua interpretação, na qual utilizou os ingredientes da receita original. Miyamura nos presenteou não com uma, mas com duas receitas para essa reportagem especial.

*Test drive

Nosso clima de festa ficou completo com a degustação de 10 macarons, o docinho francês que tomou conta das badaladas comemorações pelo Brasil. Para a degustação às cegas, contamos com a participação da chef Helena Mil-Homens, do Institut National de la Boulangerie-Pâtisserie no Brasil. Confira qual marca se deu melhor.

* Degustação de vinhos

Na edição festiva, o melhor de Sauternes e de Tokaji, os sinônimos de vinho de sobremesa, foi apresentado na degustação mensal na revista. As duas regiões vinícolas foram representadas por 16 rótulos (e um penetra). Veja como foi esse doce ranking.

*História

Para celebrar os 16 anos da Menu, apresentamos 16 fatos que marcaram a trajetória do vinho e ajudam a explicar a bebida moderna.

*Degustação de cervejas

Refrescantes e com pouco álcool, as cervejas Session são boas para festejar. Escolha a sua entre os dez rótulos provados às cegas.

*Aperitivos

Saiba por que as mudanças climáticas ameaçam o café e macarrão “al dente”. Confira essas e outras notícias na seção.

*Doce mundo

Nossa colunista Patricia Schmidt fala sobre a tradição dos panellets, docinho da Catalunha (Espanha) que é saboreado no começo de novembro.

*Tá fresquinho

A manjuba mostra que pode ser mais que petisco de boteco. Aproveite para aprender dicas de quatro receitas com os chef Eudes Assis, do catering Taioba Gastronomia, em São Sebastião (SP) e Fabio Barbosa, do La Mar Cebicheria Peruana, em São Paulo.

*Ingrediente

Envelhecido por até 25 anos, o aceto balsâmico é uma das joias de Módena. Acompanhe um passeio pelo museu dedicado ao ingrediente na Itália e como é feita sua cuidadosa produção.

* Saca-rolha

Com um belo syrah, a vinícola Guaspari mostra que São Paulo pode elaborar bons vinhos. Veja essa e outras notícias na seção.

*Argentina

Conheça o percurso promissor do enólogo Sebastían Zuccardi e a degustação com os rótulos mais premiados do país latino.

*Na taça

Nosso colunista Manuel Luz explica os aromas do vinho e sua associação com flores e frutas.

*Quiz

Em 10 perguntas, teste o seu conhecimento sobre a botrytis cinerea e os vinhos doces.

*Romeu e Julieta

O casal de críticos anônimos se surpreende com o novo restaurante Tuju, em São Paulo, pilotado pelo chef Ivan Ralston.

*Quentinhas

Conheça o Gajos, restaurante português que acaba de abrir em São Paulo, e o novo cardápio do restaurante O Leão Vermelho, do chef Gabriel Vidolin, em São João da Boa Vista (SP).

*Colarinho

Saiba quais são os estilos alemães de cerveja que estão renascendo nos EUA, segundo o colunista Roberto Fonseca.

*Baixa gastronomia

Novidades cervejeiras com a abertura do Delirium Café em São Paulo, o Mondial de la Bière e a Belgian Beer Week, no Rio de Janeiro, e a escola de coquetéis da Bacardi na capital paulista são os destaques da seção.

*Estante

Os novos livros de gastronomia que chegam ao mercado.

*Eu gosto

Nos palcos, o ator Eduardo Galvão interpreta um cozinheiro em crise na peça Não Sou Bistrô, em cartaz em São Paulo.

A Menu edição 190 ainda traz três ótimas novidades: as colunas Menu na Rua, com as novidades sobre food trucks e comida de rua, e Sala de Aula, com notícias ligadas à educação no mundo da gastronomia, e a Série C5, com reportagens elaboradas em parceria com o Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo. A estreia fala sobre gastrodiplomacia, termo que define o interesse de governos pela gastronomia para divulgar seus países.

Os leitores do blog conferem aqui um pedacinho da edição. Você também pode comprar a Menu para ler no tablet. Acesse www.assine3.com.br/revista/menu-digital