Comidas

Exposição que reúne obras de artistas plásticos e chefs chega a São Paulo

A pintura Negra da Bahia, de Marc Ferrez, é uma das obras que fazem parte da mostra

por Cintia Oliveira 

No próximo dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, chega à cidade a exposição Alimentário: Arte e construção do patrimônio alimentar brasileiro. A mostra, que estreou em junho do ano passado no Rio de Janeiro (leia reportagem na edição 185 da Menu), reúne trabalhos de artistas plásticos que retratam a importância sócio-cultural da alimentação ao longo da história do Brasil. E coube aos chefs Alex Atala, do restaurante D.O.M. (SP), Thiago Castanho, do Remanso do Bosque (PA), Rodrigo Oliveira, do Mocotó (SP), Helena Rizzo e Daniel Redondo, do Maní (SP), interpretar as obras da mostra a partir de pratos.

A exposição estará dividida em três núcleos: Prelúdio, que aborda o período de colonização; Raízes, que mostra a contribuição indígena na formação da cozinha brasileira; e Brasilidade, que aborda a importância da miscigenação cultural e de ciclos como os da cana-de-açúcar e do café.

Entre as obras estão a pintura Índios com cesto, de Cândido Portinari e o filhote com tucupi e cuscuz de farinha-d’agua de Castanho e os dadinhos de tapioca, de Rodrigo Oliveira. Já as pinturas Negra da Bahia, de Marc Ferrez, e Menino com lagartixas, de Lasar Segall, dialogam com o mil-folhas de mandioca, catupiry e redução de jabuticaba, de Alex Atala, e as esferas de feijoada, dos chef do Maní.

Mil-folhas de mandioca, catupiry e redução de jabuticaba, de Alex Atala (foto: divulgação)

Mil-folhas de mandioca, catupiry e redução de jabuticaba, de Alex Atala (foto: divulgação)

 

A mostra, que teve a concepção do chef Felipe Ribenboim e do editor de livros e produtor cultural Rodrigo Villela, e curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, estará em cartaz até o dia 29 de março na Oca, do Parque Ibirapuera.

 

 

Alimentário – Arte e construção do patrimônio alimentar brasileiro

 

Data: 25 de janeiro a 29 de março

Horário: Terça a domingo, das 9 as 17h

Ingresso: grátis

Oca

avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3 – Parque do Ibirapuera (veja no mapa)

(11) 3105-6118 – São Paulo – SP

www.parqueibirapuera.org