Comidas

Chef italiano ensina receitas da Sicília em SP

A clássica pasta alla norma é uma das receitas do curso ede culinária italiana da Accademia Gastronomica
A clássica pasta alla norma é uma das receitas do curso ede culinária italiana da  Accademia Gastronomica

A clássica pasta alla norma é uma das receitas do curso ede culinária italiana da Accademia Gastronomica

da Redação

A Accademia Gastronomica, escola de cozinha no bairro de Moema, em São Paulo, recebe nesta semana o chef italiano Giuseppe Raciti, que veio ao Brasil para ensinar as especialidades gastronômicas da região da Sicília (Itália). Raciti dará cinco aulas, cada uma delas focara nas especialidades sicilianas, como arancino (bolinho de arroz) de ragu e presunto e queijo, pasta com sardinhas, uva passa, açafrão e dill, parmigiana de berinjela, pasta trapanese, com tomates-cereja, amêndoas, pinolis, manjericão, alho, queijo pecorino e azeite extravirgem, entre outras receitas.

As matrículas para as aulas de Raciti estão esgotadas, mas a seguir você confere a receita de pasta alla norma – com berinjelas, alho e molho de tomate –, que o chef vai ensinar aos alunos. Mais informações em www.agastronomica.com.br.

pasta alla norma

por Giuseppe Raciti, do Zash Country Boutique Hotel

2 berinjelas médias

12 folhas de manjericão

200 g de ricota salgada

2 dentes de alho

400 g de molho de tomate

400 g de massa do formato de sua preferência

quanto baste de água

azeite extravirgem, sal e pimenta-do-reino a gosto

pasta alla norma corte as berinjelas em cubos, salgue-as e deixe-as descansar com sal em um escorredor de macarrão por 1 hora. Escorra as berinjelas e seque-as bem. Em seguida, coloque azeite suficiente em uma panela ou frigideira para fritar as berinjelas. Frite-as até ficarem bem douradas, tire do fogo e escorra-as em uma travessa forrada com papel toalha. Reserve. Em uma frigideira antiaderente grande, aqueça um fio de azeite e refogue o alho cortado em fatias, o manjericão e as berinjelas anteriormente fritas. Acrescente o molho de tomate e cozinhe por 10 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve. Cozinhe a massa em água fervente e salgada até ficar al dente. Escorra e reserve.

para servir misture a massa com o molho de berinjelas e sirva com a ricota salgada.

dica do chef não salgue demais o molho, pois a ricota já é salgada.

rendimento 4 porções

preparo 1 hora e 30 minutos

execução fácil