Acontece

Livro sobre barreado é lançado em São Paulo

Barreado, por chef Carlos Ribeiro, do restaurante Na Cozinha (foto: Rafael Hupsel/Ag. IstoÉ)

por Cintia Oliveira

 

Tema de uma das reportagens da série Copa na Cozinha, publicada na edição 187 de Menu, o barreado é considerado um dos ícones da culinária do litoral paranaense. A receita, à base de carne de segunda (como patinho, paleta e coxão duro) e toucinho, exige um longo período de cozimento na panela de barro, que, antes de ir ao fogo, tradicionalmente é vedada com uma massa à base de farinha de mandioca e água. Guarnecido de farinha de mandioca – com a qual se prepara um angu com o caldo da carne – e banana nanica da serra de Paranaguá, o barreado costuma ser servido em restaurantes localizados nas regiões de Morretes, Antonina e Paranaguá – que disputam o título de berço da receita.

Não se sabe ao certo a sua origem, mas, provavelmente, o prato teria influência açoriana no método de preparo e no uso da panela de barro, e seria uma adaptação dos caboclos aos cozidos que reinavam à mesa dos mais abastados. A receita era servida em dias de festa e sua tradição está muito atrelada ao Carnaval, já que depois de vedar a panela a receita não exigia grandes cuidados, o que liberava as mulheres para participar dos festejos.

Essas e outras histórias são contadas no livro Cozinhando a tradição: festa, cultura, história e turismo no litoral Paranaense, publicado pela editora UFPR. A obra, que é fruto da tese de doutorado da pesquisadora em alimentação e turismo e professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Maria Henriqueta Gimenes Minasse, realizada pela Universidade Federal do Paraná, analisa os aspectos históricos, culturais e turísticos da receita que divide sua origem, mas que é unanimidade à mesa.

Na próxima segunda-feira (30), a partir das 18h, haverá uma sessão de autógrafos com a autora na escola de culinária e espaço cultural Madame Aubergine, em São Paulo. Durante o evento, será possível provar a icônica receita paranaense, preparada pela chef Talitha Vitorelli.

 

 

Lançamento do livro – Cozinhando a tradição: festa, cultura, história e turismo no litoral Paranaense

Data: 30 de março

Horário: a partir das 18h

 

Madame Aubergine

rua Carla, 25 – Itaim Bibi (veja no mapa)

(11) 3168-7389

www.madameaubergine.com.br