Receitas

Bolo de cenoura é sugestão de sobremesa para a Páscoa

Bolo de cenoura com ganache de chocolate meio-amargo (foto: divulgação/ Mauro Holanda)

da Redação da Menu

 

Que tal uma sugestão de sobremesa para o domingo de Páscoa? O bolo de cenoura com cobertura de ganache de chocolate meio-amargo é uma das opções do cardápio da chef Fernanda Ribeiro, da loja Bolachas Decoradas Fernanda Ribeiro (SP), para este feriado. A loja estará aberta nesta Sexta-Feira Santa (3) e no sábado (4). Confira a receita:

 

 

bolo de cenoura

por Fernanda Ribeiro, da Fernanda Ribeiro Bolachas Decoradas

 

ganache

400 g de chocolate meio-amargo

200 g de creme de leite fresco

 

bolo de cenoura 

175 g de açúcar (metade refinada e metade mascavo)

2 ovos

120 ml óleo

1 colher (chá) de fermento

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

200 g de farinha de trigo

Raspas de 1 laranja

100 g de nozes

200 g de cenoura ralada

 

ganache

Pique o chocolate e reserve. Em banho-maria, derreta o chocolate e acrescente o creme de leite e misture até formar um creme homogêneo. Deixe descansar por algumas horas em local fresco e arejado,  para que a ganache possa encorpar.

bolo de cenoura

Em uma batedeira, misture os açúcares com o óleo e os ovos por 3 minutos até emulsionar. Em seguida, adicione a farinha, o fermento, a raspas de laranja e as nozes e misture com uma espátula até a massa ficar homogênea. Por último, adicione a cenoura e leve ao forno pré- aquecido (180ºC) em forma untada com manteiga e farinha. Asse por cerca de 40 minutos, ou até que a massa esteja levemente dourada e seca. Espete um palito e se ele sair seco, é porque está pronto.

para servir

Corte a massa do bolo ao meio e recheie com uma parte da ganache, reservando o restante para fazer a cobertura do bolo. Se quiser, decore com bolachas decoradas em formato de cenoura.

rendimento 1 bolo médio

 

Bolachas Decoradas Fernanda Ribeiro

rua Heitor Peixoto 569 – Cambuci (veja no mapa)

(11) 3815-3757 – São Paulo – SP