Acontece

A Menu de maio está nas bancas

Capa da edição de maio da Menu (foto: Roberto Seba)

da Redação da Menu

 

Confira os destaques da edição deste mês da Menu:

 

* Capa

 

Como maio é considerado o mês das noivas, a reportagem de capa deste mês aborda o universo dos doces de casamento. A tradicional cerimônia, vez ou outra, permite alguma modernidade, mas doces como bem-casado, camafeu de nozes e brigadeiro não podem faltar na festa. A convite de Menu, o cake designer Nelson Pantano, do The King Cake, o chef patissier Kenzzo Onitsuka, da Kykah, e Ricardo Iozi, da Iozi Pasticceria, todos em São Paulo, recriaram os doces e bolos, com uma pitada de modernidade.

 

* Aperitivos

 

Recém-lançado pelo Ministério da Saúde, a segunda edição do documento Alimentos Regionais Brasileiros catalogou 196 alimentos, muitos deles conhecidos apenas regionalmente. Confira essa e outras notícias da seção.

 

* Doce Mundo

 

A nossa colunista Patrícia Schmidt descreve suas experiências no Isakaya, localizado nas imediações do hotel boutique Sir Albert, em Amsterdã, e do restaurante André, em Cingapura.

 

* Tá fresquinho   

 

Nativo do continente americano, o maracujá-doce tem grande potencial como ingrediente. Confira as receitas elaboradas pelo chef Rodrigo do Prado, do recém-inaugurado restaurante Tuna, de Curitiba (PR).

 

* Por aí

Conhecida como a “Cidade do Pecado”, Las Vegas vai além dos cassinos faraônicos e abriga restaurantes de chefs estrelados como Thomas Keller, Joël Robuchon e Daniel Boulud.

 

* Série C5

 

A reportagem deste mês da série do Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo (C5) aborda o potencial da erva-mate como ingrediente.

 

* Test drive 

 

Confira o desempenho de oito pães italianos, carro-chefe de padarias tradicionais de São Paulo, numa avaliação às cegas, que teve a participação do chef Roberto Ravioli, do La Madonnina, e do chef Franco Ravioli, da Pizza Bros, ambos em São Paulo.

 

* Saca-rolha

 

A cabernet franc, tem perdido espaço nos vinhedos da região de Bordeaux, na França, mas ganha espaço no Novo Mundo. Confira essa e outras notícias da seção.

 

* Cepas

 

Marginalizadas na viticultura, variedades como a isabel e a país ganham a atenção de enólogos, que pretendem obter vinhos de personalidade a partir das cepas.

 

* Expovinis

 

Confira os destaques da edição deste ano da Expovinis, a maior feira de vinhos da América Latina, que foi realizada no final do mês passado.

 

* Degustação 

Desta vez, a uva italiana nebbiolo, grande protagonista dos barolos e barbarescos, é destaque da degustação às cegas, que incluiu rótulos produzidos com a casta em outros países.

 

* Na taça

 

Confira a coluna de despedida do sommelier Manuel Luz, que elege os melhores rótulos que provou ao longo dos cinco anos que foi colunista de Menu.

 

* Quiz

 

Teste seus conhecimentos sobre a nebbiolo italiana.

 

* Romeu e Julieta

 

Neste mês, o casal anônimo de críticos avaliou o restaurante Tetê à Tetê, comandado pelo chef Gabriel Mateuzzi, em São Paulo.

 

* Menu na rua 

 

Alguns restaurantes aproveitam a onda da comida de rua e oferecem comida na calçada, por preços mais camaradas. Confira essa e outras notícias da seção.

 

* Cervejas

 

Confira uma degustação de 10 rótulos de cervejas que combinam frutas em sua composição.

 

* Colarinho

 

O colunista Roberto Fonseca fala sobre as geladas encontradas nos bares que funcionam nas imediações das universidades dos Estados Unidos.

 

* Baixa gastronomia

 

Confira os destaques do Doca, novo bar inaugurado no andar superior do Armazém Alves Tibiriçá. Confira essa e outras notícias da seção.

 

* Sala de aula

 

Recém-inaugurada em São Paulo, a Academia Barbante oferece diversos cursos na área de cerveja. Confira essa e outras notícias da seção.

 

* Eu gosto

 

A atriz Solange Couto, a eterna dona Jura de O Clone estreia programa de receitas no YouTube.