Acontece

Festival de gastronomia reúne chefs de todo o Brasil, em Belém

Cupuaçu e pupunha: dois ingredientes ícones da cozinha paraense (foto: divulgação)

da Redação da Menu

 

Começa na próxima quarta (27) e vai até sábado (30), o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, em Belém (PA). Iniciativa do Instituto Paulo Martins, o evento, que está em sua 13ª edição, reúne chefs de diversas regiões do País, que participam de uma intensa programação de palestras, workshops, jantares e eventos. Neste ano, o festival irá homenagear a ilha de Marajó e uma das atrações do ciclo de palestras é a cozinheira dona Jerônima, da Fazenda São Jerônimo, em Soure (PA), que falará sobre a cozinha da região, conhecida pelo rebanho de búfalos.

Na programação, haverá ainda palestras com os chefs: Flávio Miyamura, do Miya, de São Paulo; Adriana Lucena, do Taiá Bistrô, de Natal (RN); Thiago Castanho, do Remanso do Bosque, de Belém (PA); Neka Menna Barreto, de São Paulo; Hugo Nascimento, da Tasca da Esquina, de Lisboa, Portugal; e Mariana Sebess, Escola Mausi Sebess, de Buenos Aires.

Além da palestra, a chef argentina dará ainda uma aula aberta ao público na atração Chefs na Comunidade, que faz parte da programação do festival e que terá a participação dos chefs: Gabriela Carvalho, do Quintana, de Curitiba (PR); Monica Rangel, do Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá (RJ) e Paulo Machado, do Instituto Paulo Machado, de Campo Grande (MS).

O evento terá também dois jantares magnos, um no dia 27, no restaurante Benjamin, e outro, no dia 28, no restaurante Famiglia Sicilia. Na sexta (29), acontece o Boteco Veropa, evento no qual chefs elaboram petiscos de bar. Entre os participantes estão a chef Daniela Martins, do restaurante Lá em Casa, de Belém (PA), Ivan Achcar, do Alma Cozinha, de São Paulo e Lui Veronese, do Balcão Criativo, de Brasília (DF).

Para marcar o encerramento no festival, no sábado (30), acontece o Jantar das Boieiras, no qual chefs criam receitas em parceria com as cozinheiras do Ver-o-Peso. Entre os participantes estão o chef Alex Atala, do restaurante D.O.M, de São Paulo, Léo Paixão, do Glouton, de Belo Horizonte (MG) e Renata Cruz, do Amici Buffet, de São Paulo.

 

 

Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense

Data: 27 a 31 de maio de 2015

www.veropesodacozinhaparaense.com.br