Receitas

Anchovas em cama de cebola com manteiga e vinho branco: UMA DAS VENCEDORAS DO CONCURSO #SUARECEITANAMENU

O peixe é assado com limão-siciliano, o que confere um sabor mais equilibrado à receita (reprodução: instagram/@kelybavaresco)

da Redação da Menu

A receita de anchova em cama de cebola com manteiga e vinho branco, enviada pela esteta e cosmetóloga Kely Bavaresco, de Porto Alegre (RS), foi uma das campeãs do concurso cultural #suareceitanamenu, promovido pela revista em comemoração a sua edição de número 200. Trata-se de um pescado muito fácil de fazer, mas que tem alguns segredinhos no preparo. “Criei essa cama de cebola para que a anchova não grude no fundo da forma”, ensina Kely. Outra técnica utilizada por ela é a de assar o peixe com limão fatiado. “Acho que o limão espremido direto no peixe deixa o sabor muito acentuado. Desse jeito, o sabor fica mais sutil e equilibrado”, diz ela. Confira, abaixo, a receita vencedora. Já a versão da chef Renata Vanzetto está na edição de outubro (200) da Menu.

 

anchova em cama de cebola com manteiga e vinho branco

por Kely Bavaresco, de Porto Alegre (RS)

2 anchovas médias
1 cebola grande, cortada em rodelas
100 g de manteiga sem sal congelada
40 ml de vinho branco seco
1 limão-siciliano
1 ramo de alecrim fresco
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto, moídos na hora

anchova em cama de cebola com manteiga e vinho branco

Unte a forma com o azeite de oliva e distribua as rodelas de cebola na forma, em quantidade suficiente para que fique somente embaixo do peixe. Faça três cortes perpendiculares nos dois lados das anchovas, tempere a pele e a parte interna com sal e a pimenta. Coloque a anchova sobre a cebola, regue com o vinho, coloque nacos de manteiga sobre o peixe e, por dentro, coloque os ramos de alecrim. Corte o limão-siciliano e coloque uma metade em cada extremidade da forma, virados para baixo. Asse o pescado em forno bem quente por, aproximadamente, 20 minutos ou até dourar. Sirva com as cebolas da forma e o limão assado.

rendimento: 2 porções; preparo: 1 hora; execução: muito fácil