Receitas

Feijão com carne de porco, ovo de codorna, farinha d’água e trevo: UMA DAS VENCEDORAS DO CONCURSO #SUARECEITANAMENU

A receita dispensa o arroz e sugere outros acompanhamentos para o feijão (reprodução: instagram/@digamaria)

da Redação da Menu

Uma das receitas campeãs do concurso cultural #suareceitanamenu foi a do feijão com carne de porco com ovo de codorna, farinha-d’água e trevo, enviada por Maria Capai, do blog Diga Maria, de Ubatuba (SP). A receita surgiu para aproveitar as sobras de uma cabeça de porco que havia adquirido na feira, mas que, neste caso, foi substituído por pernil suíno e linguiça defumada. Como acompanhamento, o tradicional arroz foi substituído por farinha-d’água e broto de trevo. “Como eu tinha acabado de voltar de Belém (PA), eu tinha trazido essa farinha, entre outros ingredientes paraenses. Já o trevo entrou na receita por ser uma PANC (planta alimentícia não-convencional; saiba mais na edição 177) e trazer um sabor azedinho, que sempre gosto nessa combinação de carne de porco e feijão”, diz Maria. Confira, abaixo, a receita campeã. Já a versão da chef Renata Vanzetto está na edição de outubro (200) da Menu. 

 

feijão com carne de porco, ovo de codorna, farinha d’água e trevo

por Maria Capai, de Ubatuba (SP)

 

feijão com carne de porco

1/2 kg de feijão-fradinho

1 kg de pernil suíno com osso e gordura

1/3 xícara de bacon picado bem pequeno

150 g de linguiça defumada

1 colher (sopa) de óleo de girassol

1 cebola roxa média cortada em cubos pequenos (3/4 xícara)

5 dentes de alho picados ou espremidos

2 folhas de louro

1 pimenta-malagueta picada pequena e sem sementes

1/2 colher (sopa) de tandoori masala

1/2 colher (sopa) de sal refinado

pimenta-do-reino a gosto

 

para servir

1 dúzia de ovos de codorna cozidos e descascados

farinha d’agua a gosto

folhas de trevo com caule

 

feijão com carne de porco

Comece colocando o feijão fradinho de molho em água, por aproximadamente 4 horas. Corte a linguiça longitudinalmente, dividindo-a em quatro, e, depois, em pedacinhos de 0,5 centímetro. Reserve. Se o pernil estiver com couro, retire-o e reserve. Corte o pernil em cubos com cerca de 3×3 cm, mantendo a gordura. Não se preocupe se alguns pedaços ficarem maiores ou menores. Reserve e não descarte o osso. Aqueça uma panela de barro, ou outra com boa distribuição de calor. Coloque o óleo e, em seguida, frite o bacon até dourar. Junte a cebola, a linguiça e o louro. Mexa de vez em quando, até a cebola ficar translúcida. Acrescente agora o alho e aguarde dourar. Aumente a chama do fogo e leve o pernil picado e o couro para a panela. Tempere com sal e pimenta-do-reino e mexa apenas o necessário para a carne dourar por igual. Se formar um pouco de caldo, siga cozinhando até que ele reduza por completo. Acrescente o feijão e o osso do pernil, e cubra tudo com água. Aguarde ferver, abaixe o fogo e tampe a panela. Retire e descarte a espuma que se formará na superfície e cozinhe até o feijão ficar macio, mas ainda com alguma resistência à mordida. Aqui isso levou 40 minutos. Retire da panela 3/4 do feijão e da carne e reserve. Quando esfriar, fatie o couro do pernil que agora estará bem macio. Volte a panela tampada para o fogo brando, com o caldo, o osso e o que restou do feijão e do pernil. Cozinhe por mais uma hora, até o feijão desmanchar e encorpar o caldo. Acelere esse processo esmagando os grãos com as costas de uma concha e, se necessário, acrescente um pouco mais de água. Aproveite qualquer carne que ainda esteja presa ao osso e depois descarte-o. Quando o caldo estiver saboroso e encorpado, misture o tandoori masala, a pimenta-malagueta e prove o tempero. Junte o feijão e a carne reservada, deixe ferver por poucos minutos e desligue o fogo.

 

para servir

Sirva uma porção de feijão com carne e junte dois ovos de codorna. Coloque a farinha d’água por cima e, por último, as folhas de trevo.

rendimento: 6 pessoas; preparo: 2h30; execução: moderada