Receitas

Pudim de atemoia com frutas marinadas: UMA DAS VENCEDORAS DO CONCURSO #SUARECEITANAMENU

A sobremesa elaborada por Ubiratan Vieira também leva calda de limão-cravo (reprodução: instagram/@ubiratanvieirax)

da Redação da Menu

O pudim à base de atemoia, com frutas marinadas em calda à base de limão-cravo, foi uma das receitas vencedoras do concurso cultural #suareceitanamenu, promovido pela revista em comemoração a sua edição de número 200. De autoria do tripulante de embarcação em alto-mar, Ubiratan Vieira, de Americana (SP), a sobremesa é presença obrigatória nas festas de fim de ano de sua família. “É uma receita cheia de texturas e sabores. A atemoia tem um sabor frutado e o pudim fica arenoso”, descreve ele. Como acompanhamento, ele sugere frutas como carambola, morango e manga, “mas vale usar as frutas que cada um mais gosta, ou que tem disponível em casa.” Confira a receita campeã abaixo. Já a versão da chef Renata Vanzetto está na edição de outubro (200) da Menu. 

pudim de atemoia com frutas marinadas

por Ubiratan Vieira, de Americana (SP)

6 atemoias
1 lata de leite condensado (395g)
1 lata de creme de leite sem soro (395g)
1 e 1/2 embalagem de gelatina em pó, incolor e sem sabor (30g)

frutas

2 carambolas
1 mamão papaya pequeno
1 manga
2 kiwis
12 morangos
50 g de castanha do Pará
Hortelã para decorar

calda para aromatizar as frutas

2 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
Casca e suco de 2 limões-cravo
2 paus de canela

pudim de atemoia

Hidrate a gelatina na água conforme instruções da embalagem. Corte as atemoias ao meio e retire a polpa com o auxílio de uma colher. Passe pela peneira e reserve 2 e 1/2 xícara (chá) da polpa, descarte as sementes. Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e a polpa reservada. Junte, aos poucos, com o liquidificador ligado, a gelatina hidratada. Coloque em 8 forminhas individuais, ou em uma forma de furo no meio umedecida com água. Leve a geladeira até ficar firme.

frutas

Corte os kiwis, e as carambolas em fatias, o mamão e a manga em cubos regulares, e o morango ao meio. Disponha-as em uma travessa. Reserve.

calda                                                                                                                                                          

Numa panela, junte a água, o açúcar, os paus de canela, a casca e o suco do limão-cravo. Leve ao fogo até o ponto de calda rala, quando começar a brilhar. Despeje a calda ainda quente sobre as frutas. Deixe esfriar e leve à geladeira até o momento de servir.

para servir

Desenforme o pudim. Para facilitar, passe rapidamente sobre a chama do fogão. Arrume as frutas em volta, coloque as castanhas picadas grosseiramente para dar uma textura crocante ao pudim. Decore com hortelã fresco, os paus de canela e o restante da calda.

rendimento: 1 pudim, de 15 cm; preparo: 2 horas; execução: fácil