Bebida

Argentina Tasting Experience reúne palestras e degustação de vinhos premiados

A inglesa Jancis Robinson fez parte do júri do Argentina Wine Awards (AWA) deste ano (foto: divulgação)

por Suzana Barelli

Em fevereiro deste ano, um júri formado apenas por mulheres elegeu os melhores vinhos argentinos, no concurso Argentina Wine Awards (AWA). Sete meses depois, os brasileiros têm a chance de conferir as qualidades destes rótulos, que mereceram destaque na avaliação de juradas como a inglesa Jancis Robinson, a maior estrela deste mercado; a finlandesa Essi Avellan MW; a canadense Barbara Philip MW; a chilena Cecília Torres, e eu, como única brasileira presente.

A chance de degustar vários destes rótulos premiados acontece nesta quarta (30), durante o Argentina Tasting Experience 2015, no Hotel 115, em São Paulo. A partir das 16h30 haverá diversas atividades ligadas ao vinho, com a proposta de apresentar a bebida argentina de forma descontraída. O maior destaque do evento é uma degustação com 18 dos brancos e tintos premiados. Mas haverá palestras com os enólogos Sebastián Zuccardi, da vinícola que leva seu sobrenome; Alejandro Vigil, da Catena Zapata; e Bernardo Bossi, da Casarena. Hervé Birnie Scott, da diretor da Chandon, também vai liderar uma apresentação. Ingressos para as degustações podem ser adquiridos pelo site https://semhora.com.br/evento/ate-argentina-tasting-experience

Criado em 2007, o AWA se diferencia pela maneira em que organiza os seus jurados. Cada ano, os especialistas são convidados a partir de um tema, desde os melhores jornalistas, os jovens sommeliers, entre outros. A escolha das mulheres foi uma oportunidade única de indicar se há diferenças de gênero na forma de provar um vinho. Com o tema, “The Empowerment of Women in Wine” (“O Empoderamento das Mulheres no Vinho”), a edição de 2015 conferiu 14 troféus – dois a mais do que os 12 de sua última edição – e 19 medalhas de ouro, contra as 58 de 2014 e as 49 conferidas em 2013.

 

Argentina Tasting Experience

Data: 30 de setembro

Horário: 16h30 a 23h

 

Hotel 115

rua Girassol, 115 – Vila Madalena (veja no mapa)

(11) 3097-8401 – São Paulo – SP

winesofargentina.org