Cultura

Obra de Câmara Cascudo é tema de exposição em São Paulo

A cozinha é um dos principais espaços da mostra sobre Cascudo (foto: divulgação)

da Redação da Menu

Referência para chefs e pesquisadores em alimentação no Brasil, a obra do etnógrafo, pesquisador e folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo (1898 – 1986) é considerada definitiva para se compreender as matrizes da culinária nacional. E, juntamente com elementos do folclore brasileiro, a cozinha é um dos destaques da exposição inédita O Tempo e eu (e Vc), em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

No módulo “Todo trabalho do homem é para sua boca” foi construída uma réplica do que seria a cozinha de Cascudo. E o espaço, inspirado em uma de suas principais obras – o livro História da alimentação no Brasil (Editora Global) – tem o objetivo de trazer ao público algumas curiosidades sobre a formação da cozinha brasileira, a partir das cozinhas portuguesa, africana e indígena.

Iniciativa da Casa da Ribeira São Paulo e do Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, de Natal (RN), e com apoio do C5 (Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo), de São Paulo, a mostra tem o objetivo de levar o público ao universo do pesquisador. Para isso, reúne desde objetos pessoais de Cascudo até elementos do folclore brasileiro (danças, crenças, oralidade) – um dos grandes temas de sua obra.

 

O Tempo e Eu (e Vc)
Data: 20 de outubro a 14 de fevereiro de 2016
Horário: Terça a domingo: 10h as 18h
Ingresso: R$ 6 (aos sábados, grátis)

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – Luz – (veja no mapa)
(11) 3322-0080 – São Paulo – SP
www.museulinguaportuguesa.org.br