Comidas

Menu Testa: micro-ondas Electrolux MF33s

Design arrojado e controle de potência são marcas registradas do equipamento (foto: divulgação)

por Pedro Marques

Micro-ondas é um equipamento cada vez mais presente nos lares brasileiros e serve para muito mais coisas do que apenas esquentar alimentos – inclusive, os vários usos desse produto inventado por acaso, na década de 1940, foram o tema da reportagem de capa da edição 184 da Menu. Ainda assim, o visual e funções desse forno parecem não ter mudado muito com os anos. Todos lembram uma tevê antiga, com alguns botões do lado que são usados para descongelar e aquecer rapidamente alimentos.

Por isso, chama a atenção o modelo MF33s, lançado recentemente pela Electrolux. À primeira vista, ele se destaca pela aparência mais moderna, de aço inox e iluminação azul, e que combina com o design das cozinhas atuais, que aposentam o branco das geladeiras e fogões, por exemplo.

Felizmente, o visual não é o único ponto forte do produto. Além de botões pré-programados com receitas para o dia a dia (arroz, legumes) e para as crianças (pipoca, brigadeiro e bolo de caneca) e descongelar alimentos, ao abrir o micro-ondas, há um guia explicando qual a potência adequada para preparar diversas receitas. Outro recurso interessante é o uso de QR Code – você usa o celular para ler esse tipo de código e ele exibe vídeos que ensinam a cozinhar as receitas no aparelho.

Com capacidade para 31 litros, outra vantagem do micro-ondas é o fato dele não contar com um prato giratório, o que permite aproveitar melhor o espaço interno do forno. Além disso, o MF33s pode ser usado para gratinar pratos como lasanhas e sanduíches rapidamente. No teste, uma lasanha grande foi gratinada em cerca de 5 minutos com essa função, que é chamada de “Grill” e pode confundir um pouco o consumidor, já que em inglês grill também significa grelhar. E, para quem usa muito o aparelho, há uma conveniente função para remover odores.

Os pontos fracos são poucos, mas importantes. O peso (15 kg) é um deles, embora não chegue a ser grande problema, pois o micro-ondas vai ser instalado em um lugar da cozinha e permanecer lá por muito tempo. Incomoda mais a ausência de um livro de receitas, que poderia acompanhar o produto e incentivar as pessoas a usarem mais o equipamento. O preço, sim, deve ser o fator determinante na escolha: R$ 1.799. Se o seu plano é ter uma cozinha com visual moderno, porém, o investimento pode valer a pena.

 

micro-ondas Electrolux MF33s

Ficha Técnica

Capacidade: 31 litros

Funções: pipoca, brigadeiro, arroz, legumes, tira odor, grill

Voltagem: 110v ou 220v

Peso aproximado: 15 kg

Tamanho aproximado: 30,3 cm x 57,2 cm x 46 cm (altura x largura x profundidade)

Garantia: 12 meses

Preço: R$ 1.799

 

PONTOS A FAVOR: design, controle de potência, vídeos, função grill, função tira odor

 

PONTOS CONTRA: preço alto, sem livro de receitas, pesado

 

Electrolux 

electrolux.com.br