Cultura

Mostra apresenta fotografias inspiradas em natureza-morta

Uma das imagens da exposição (foto: Sheila Oliveira/ Empório Fotográfico)

da Redação da Menu

Até domingo (8), a fotógrafa da Menu, Sheila Oliveira, do Empório Fotográfico, exibe durante a PARTE (feira dedicada à arte contemporânea), no Paço das Artes, de São Paulo, a série inédita Eterna novidade do mundo, na qual reúne, em parceria com a Fauna Galeria, diversas fotografias concebidas a partir de referências de natureza-morta, gênero de pintura conhecido por retratar objetos inanimados. Trata-se um novo olhar sobre alguns frutos, tão presentes no trabalho da fotógrafa, que dedica-se a fotografia de gastronomia há mais de uma década.

A inspiração para as obras veio do trabalho do pintor e desenhista holandês Albert Eckhout (1610 – 1665), que veio ao Brasil trazido por Maurício de Nassau no século 17 para produzir uma série de pinturas que retratavam a fauna e flora do Brasil. Por isso, a natureza-morta era um gênero muito presente em suas obras.

Segundo Sheila, a mostra remete aos antigos registros, mas trazidos para o pensamento contemporâneo. “Gosto de pensar que quando arrancamos um fruto da árvore, ele começa ir em direção à morte. Mas isso não tem nada de trágico, mas sim mostra a possibilidade de um novo ciclo que tem inicio e fim”, explica ela.

 

 

Paço das Artes 

avenida da Universidade, 1 – Vila Universitária (USP) (veja no mapa)

São Paulo – SP

www.feiraparte.com.br