Receitas

Celebre o Dia de Reis com a receita do tradicional bolo da Confeitaria Colombo, do Rio

O bolo estará à venda na tradicional confeitaria carioca até o dia 9 (foto: divulgação)

da Redação da Menu

Segundo o calendário cristão, no dia 6 de janeiro é celebrado o Dia de Reis, data que representa a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. E, também, é dia de saborear uma receita que é ícone da data: um bolo à base de frutas cristalizadas. Segundo a tradição, um enfeite é escondido dentro da massa e quem encontrá-lo terá sorte durante o ano.

Até sábado (9), a tradicional Confeitaria Colombo, do Rio de Janeiro, irá oferecer o bolo de reis, feito com frutas em calda (cidra, figo, abacaxi, pêssego e cereja), nozes, castanha, frutas cristalizadas e vinho do porto (R$ 32,50). Aprenda a receita:

bolo de reis 

por Confeitaria Colombo

500 g de farinha de trigo
40 g de açúcar
10 g de sal
1 ovo
2 gemas
50 g de manteiga
15 g de fermento biológico seco
300 g de uva-passa
300 ml de vinho do Porto
Raspas de 2 laranjas
200 ml de leite frio
300 g de açúcar de confeiteiro
Suco de 1 limão
Abacaxi, mamão e cidra cristalizados
Castanha de caju inteira.

bolo de reis 

Deixe de molho as uvas-passas no vinho do Porto por 24 horas.
Em um bowl, misture a farinha, o açúcar e o fermento. Adicione o ovo, as gemas e metade do leite. Misture bem. Adicione a manteiga, o sal e o resto do leite. Trabalhe a massa até que esteja elástica e lisa. Com cuidado, adicione as passas, divida a massa em 3 bolas e deixe descansar por 30 minutos. Com os dedos, faça um furo no meio da bola para dar formato à rosca. Deixe fermentar por 45 minutos ou até dobrar de volume. Em seguida, leve ao forno médio (180 a 200ºC) por 12 minutos, ou até dourar. Deixe esfriar e, à parte, bata o açúcar de confeiteiro peneirado com o suco de limão até formar um creme consistente. Com o auxílio de uma tesoura, faça um corte em cima da rosca e coloque o brinde dentro do pão. Cubra toda a parte de cima com o creme (fondant) e decore com e as frutas cristalizadas, as frutas em calda e a castanha.

rendimento 3 roscas de 450 g cada; preparo 2 horas; execução fácil

Confeitaria Colombo
rua Gonçalves Dias, 32 – Centro (veja no mapa)
(21) 2505-1500 – Rio de Janeiro – RJ
confeitariacolombo.com.br