Comidas

Menu Testa: Super Chef Tupperware

Com lâminas ajustáveis, o mandoline corta legumes e frutas em rodelas e fatias finas (foto: divulgação)

por Pedro Marques

Um bom mandoline é equipamento indispensável para quem gosta de cozinhar. Com ele é possível fatiar frutas e legumes sempre na espessura desejada e pode preparar desde batatas e outros legumes no formato de chips (as redondinhas) até criar pratos mais sofisticados, como as fatias exatas de uma torta de maçã ou um gratin dauphinois, prato clássico francês que pede fatias exatas de batatas. Também é possível ralar legumes e frutas para saladas e outras pratos, entre outras funções. Há vários desses utensílios à venda no mercado, alguns bem simples, com poucas opções de fatias e lâmina meia-boca, até os mais sofisticados, com mais recursos.

É na segunda categoria que se encontra o Super Chef, da Tupperware. Apesar do nome, é um mandoline – inclusive, ele é vendido assim em outros países, como é possível perceber pelo manual do utensílio. E, como todo mandoline que presta, tem uma boa lâmina para cortar legumes e frutas em rodelas e fatias finas. Os ajustes são bem funcionais e indicam a espessura das fatias em milímetros. Além disso, tem um segundo jogo de lâminas que permite cortar os ingredientes em palitos ou cubinhos. Embora fazer esses cortes não seja tão intuitivo, o produto vem com um cartão que explica como preparar vegetais e legumes de diversas maneiras.

O ponto forte do Super Chef, no entanto, é a segurança. As lâminas vêm com protetores que devem ser colocados quando o equipamento não estiver sendo usado e ajudam a evitar ferimentos – como as lâminas são super afiadas, um toque errado pode causar um corte sério. O protetor de dedos permite espetar os alimentos e deslizá-los pelo mandoline, mais uma maneira de evitar um acidente na cozinha. Podem ser um pouco chatos de usar no começo, mas depois de pouco tempo dá pra pegar o jeito e preparar cubos e fatias uniformes.

O único problema nem tem a ver com o Super Chef, que é muito bem construído e seguro. Acontece que mandolines são produtos específicos e, mesmo podendo fazer cubinhos, palitos e fatias uniformes, às vezes é mais prático e rápido usar a boa e velha faca para cortar os legumes. O preço sugerido de R$ 250 é bem justo para o produto, mas pode afastar quem cozinha só de vez em quando. No vídeo abaixo, você confere as possibilidades de cortes que o Super Chef oferece:

 

Super Chef Tupperware

prós
bom para cortar em fatias uniformes de diferentes espessuras, cortar em cubinhos e fazer palitos de legumes
segurança
prático

contra
produto que não costuma ser usado diariamente

garantia 12 meses; preço sugerido R$ 250

Tupperware
tupperware.com.br