Acontece

Congresso na Espanha discute a gastronomia pós-vanguarda

O chef espanhol Joan Roca, do El Celler de Can Roca, será um dos palestrantes (foto: divulgação)

por Cintia Oliveira

Começa nesta segunda (25), na capital espanhola, o Madrid Fusión, um dos congressos de gastronomia mais importantes do mundo, que discute tendências para o cenário gastronômico mundial. Este ano, o evento, que está em sua 14ª edição, terá como tema A linguagem da pós-vanguarda e tem como objetivo discutir os novos rumos da gastronomia depois da revolução orquestrada por nomes como o do espanhol Ferran Adrià, um dos difusores da cozinha molecular.

Os novos caminhos da criatividade, os últimos paradigmas da alta gastronomia e o retorno às origens são alguns dos temas que serão abordados durante os três dias de conferência. Ao todo, serão mais 100 chefs, vindos de 14 países e, entre os palestrantes, estão os espanhóis Joan Roca (El Celler de Can Roca), Andoni Luis Aduriz (Mugaritz) e Elena Arzak (Arzak), os norte-americanos Daniel Humm (Eleven Madison Park) e Grant Achatz (Alinea), o italiano Massimo Botura (Osteria Francescana) e o peruano Virgilio Martinez (Central). E como o país convidado do evento deste ano é a Tailândia, o jovem chef Thitid “Ton” Tassanakajohn (Le Du) e a professora Nooror Steppe (Blue Elephant) representarão o país do Sudeste Asiático.

Paralelamente ao Madrid Fusión, acontece o Saborea España, que irá discutir os desafios dos restaurantes na modernidade e a relação entre a cozinha e o meio ambiente, o Enofusión, conferência de vinho do evento, e Dulce Fusión, evento dedicado à confeitaria. Para ter uma prévia do evento, veja o vídeo promocional (áudio em espanhol) narrado por Adrià:

 

Madrid Fusión

Data: 25 a 27 de janeiro

Horário: das 10h as 19h30

 

Palacio Municipal de Congresos de Madrid

avenida de la Capital de España, 7, 28042 (veja no mapa)

Madrid – Espanha

madridfusion.net