Cultura

Churrasco é tema de reality show que estreia no SBT

O açougueiro Rogério de Betti, a diretora Adriana Cechetti, a apresentadora Ticiana Villas Boas e o chef Carlos Bertolazzi (foto: Cintia Oliveira)

por Cintia Oliveira

Não há como negar que o churrasco é uma paixão nacional. E esse sentimento do brasileiro pelas carnes na brasa será o ingrediente principal do BBQ Brasil, a mais nova aposta do SBT na linha de realities shows gastronômicos. O programa é uma versão brasileira do inglês BBQ Champ, que desde sua estreia no ano passado tornou-se febre na Inglaterra.

Primeiro reality show sobre churrasco produzido na América Latina, o BBQ Brasil será comandado pela jornalista e apresentadora Ticiana Villas Boas e terá como jurados o chef Carlos Bertolazzi, do Zena Caffè, de São Paulo, que também apresenta a versão brasileira do Hell’s Kitchen na mesma emissora, e o açougueiro Rogério de Betti, responsável pelo evento Churrascada, de São Paulo.

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta (3), o trio, ao lado da diretora do programa, Adriana Cechetti, falou sobre o programa. Ticiana, que estreou na linha de entretenimento no ano passado com o reality show de confeitaria Bake Off Brasil, também exibido pelo SBT, falou com empolgação sobre a nova fase. “Me sinto mais à vontade, ainda mais por ser churrasco, que é uma paixão do brasileiro. Todo mundo conhece alguém que se considera expert em carnes”, diz ela.  Por isso, Bertolazzi acredita que o programa vai mexer com a vaidade dos canditatos, que se sentem por cima carne-seca (ou da brasa). “Cada um acha que tem a melhor técnica para fazer churrasco, mas vamos ver diante dos desafios”, conta ele.

Por enquanto, apenas três dos 14 episódios foram gravados e, durante a apresentação para a imprensa, pouco foi revelado sobre o conteúdo do programa. Só se sabe que serão 14 participantes, vindos de norte a sul do País, que passarão três provas a cada programa: uma técnica, uma em grupo e uma prova de fogo. Preparar carnes de caça, hambúrguer e até risoto usando somente o calor da brasa serão alguns dos desafios. “Existem diversas formas de se preparar uma carne, seja no fogo de chão, na brasa ou no pit (churrasqueira fechada). O mundo do churrasco é mais dinâmico que se imagina. Espero que o programa inspire o público a buscar mais variações em casa”, diz Betti, que marca sua estreia na TV.

O programa estreia no sábado (13), a partir das 21h30. Agora, é aguardar em frente à TV para ver a chapa (ou a brasa) esquentar.