Comidas

Menu Testa: Drinkmixer Hamilton Beach

O equipamento é utilizado para preparar milk shakes e outras bebidas geladas que precisam ser aeradas (foto: divulgação)

por Pedro Marques

Os drink mixers são uma categoria de produtos de cozinha praticamente ignorada no Brasil. Em geral, esses equipamentos são usados para preparar milk shakes e outras bebidas geladas que precisam ser aeradas – é essa função que confere aos shakes a textura densa e ao mesmo tempo cremosa. Por aqui, porém, o mais comum é usar um liquidificador para preparar essas receitas. Embora a bebida não fique tão aerada, o resultado é bem parecido e quebra um galho.

Quem não dispensa um shake preparado do jeito certo, ainda mais durante o verão, porém, pode contar com o Drinkmixer, feito pela Hamilton Beach, empresa norte-americana de utensílios domésticos. O aparelho é um clássico nos EUA e é comercializado desde 1911 por lá. Tanto que as versões mais atuais mantêm o design retrô que marcou o produto, presente em muitos “diners”, tipo de restaurante norte-americano especializado em hambúrgueres, sodas e milk shakes.

De funcionamento bastante simples, o aparelho tem apenas duas velocidades. Primeiro você combina os ingredientes no copo de aço que vem com Drinkmixer, encaixa o copo no aparelho e liga na velocidade mais baixa. Se precisar, é só aumentar a velocidade até que tudo esteja devidamente misturado. O copo de aço com 790 ml de capacidade é o destaque do produto, pois ajuda a manter a temperatura – o que é importante para conseguir uma bebida bem gelada. Depois, é só transferir o shake ou drinque para uma taça ou tomá-la diretamente no copo.

Em tese, o produto não é dos mais versáteis. Mas é possível preparar algumas coisas além de shakes com ele. Ele serve, por exemplo, para fazer coquetéis, bater ovos para uma omelete e até para bater uma maionese caseira. Para ratos de academia, também serve para fazer shakes de whey protein. Não é tanta coisa assim, mas pelo menos o Drinkmixer não fica restrito às bebidas geladas.

E há uma boa vantagem do produto em relação a um liquidificador comum: ele é bem fácil de limpar. Basta tira o copo e a haste usada para bater os ingredientes e lavá-los em água corrente (um liquidificador pode ser bem mais chato). Em linhas gerais, é um produto prático e eficiente no que se propõe a fazer. Mas sua utilidade pode ser um pouco restrita para quem não é tão fã de shake e outras bebidas.

 

Drinkmixer Hamilton Beach

prós

copo de aço ajuda a manter a temperatura gelada da bebida

fácil de limpar

contras

pouco versátil

capacidade: 790 ml; voltagem: 110v ou 220v garantia 12 meses; preço sugerido R$ 279

 

Hamilton Beach

hamiltonbeach.com.br