Destaques-da-edicao

Bacalhau ou chocolate? Menu chega às bancas com duas capas

À esquerda, o bacalhau à Brás reinterpretado pelo chef Joachim Koerper. À direita, a xícara de musse de chocolate amargo do chef patissier Cesar Yukio (fotos: Sheila Oliveira/ Empório Fotográfico e Roberto Seba; produção: Amanda Fiorentino e Marcia Asnis)

da Redação da Menu

Entre o bacalhau e o chocolate, é impossível eleger o grande protagonista da Páscoa. Por isso, pela primeira vez em seus 17 anos de história, a Menu chega às bancas com duas possibilidades de capa: a xícara de musse de chocolate amargo do chef patissier Cesar Yukio, de São Paulo, ou o bacalhau à Brás reinterpretado pelo chef Joachim Koerper, do Eleven, em Lisboa e no Rio de Janeiro. Neste mês, escolha a sua capa preferida e torne a sua Páscoa ainda mais deliciosa. Confira os destaques da edição de março:

* Capa – Bacalhau

A combinação entre bacalhau e azeite é o destaque de uma das reportagens de capa da Menu deste mês. Entenda os motivos que fazem esse casamento tão bem-sucedido à mesa. E o chef Joachim Koerper, do Eleven, em Lisboa e no Rio de Janeiro, ensina receitas para tornar a sua Páscoa ainda mais especial.

* Capa – Chocolate

A outra reportagem de capa da Menu deste mês destaca o fenômeno dos chocolates amargos, que aos poucos têm conquistado o paladar dos brasileiros. E o chef patissier Cesar Yukio, de São Paulo, apresenta diversas receitas elaboradas a partir de chocolates com alto percentual de cacau.

* Aperitivos

Os restaurantes Maní e Brasil a Gosto, ambos de São Paulo, comemoram uma década neste ano e celebram a data com diversas novidades. Confira essa e outras notícias da seção.

* Doce Mundo

Neste mês, a colunista Patrícia Schmidt fala sobre a sachertorte, bolo de chocolate com geleia de damasco, que é ícone da Áustria e que gera uma doce disputa local.

* Sacola brasileira

Ofícios como baianas do acarajé, paneleiras de Goiabeiras (ES) e quebradeiras de coco babaçu representam a participação feminina na história da culinária brasileira.

* Por aí

Manaus, capital do Amazonas, dá os seus primeiros passos rumo ao desenvolvimento de uma gastronomia local.

* Tendência

Restaurantes que oferecem especialidades da culinária japonesa, como lamens e yakiniku (churrasco oriental), ganham roupagem descolada e ultrapassam as fronteiras do bairro da Liberdade, tradicional reduto oriental de São Paulo.

* Romeu e Julieta

O casal anônimo de críticos da Menu avaliou o La Risotteria, recém-inaugurado no megaempório Eataly, com a cozinha comandada pelo chef José Barattino.

* Café com letras

A colunista Cristiana Couto destaca o lançamento de dois livros dedicados à cozinha brasileira: Maní (DBA Editora), sobre os dez anos do restaurante comandado pelos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo, e Misture a Gosto (Melhoramentos), glossário de ingredientes nacionais elaborado pela chef Ana Luiza Trajano. Confira essa e outras notícias da seção.

* Saca-rolha

Vinhos com preços mais acessíveis são a grande aposta das importadoras para este ano. Confira essa e outras notícias da seção.

* Degustação

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o painel deste mês foi formado por vinhos elaborados por enólogas.

* França

Conheça a história do mítico cheval blanc, objeto de desejo de dez entre dez enófilos.

* Portugal

A Quinta de Vargelas, instalada na região do Porto Superior, é conhecida pelo terroir privilegiado para a produção de vinhos do Porto.

* Quiz

Teste os seus conhecimentos sobre a presença feminina no mundo dos vinhos.

* Cervejas

As cervejas ciganas, que têm como marca registrada o fato de serem produzidas em pequenos lotes, são tema da degustação deste mês.

* Colarinho

Nosso colunista de cervejas, Roberto Fonseca, fala sobre a participação das mulheres no universo cervejeiro.

* Eu Gosto

O ator Willem Dafoe tem intimidade com as panelas e se considera um foodie.