Acontece

Pizza como Patrimônio da Unesco bate 1 milhão de assinaturas

Agora, o objetivo é alcançar 1,5 milhão de assinaturas até a próxima edição do Pizza Village, evento que acontece em Nápoles em setembro (foto: divulgação)

por ANSA 

O sonho de milhares de italianos de ver a arte dos pizzaiolos napolitanos se tornar um Patrimônio da Humanidade da Unesco está cada vez mais próximo de ser realizado. O motivo é que as assinaturas a favor dessa candidatura já superam 1 milhão.

O anúncio foi feito pelo presidente da Fondazione UniVerde e promotor da iniciativa, Alfonso Pecoraro Scanio. “Já temos 1,38 milhão de assinaturas, com as 150 mil conseguidas no Japão, as 30 mil da (expo voltada para pizza) Molino Caputo em Las Vegas, outras 30 mil recolhidas pela Rossopomodoro e mais 80 mil conseguidas pela Coldiretti”, afirmou Scanio.

Nesta segunda-feira, dia 14, todas as assinaturas serão levadas para Paris, onde está acontecendo o campeonato francês de pizzaiolos, o “Parizza”. Na ocasião, também será apresentada a arte dos pizzaiolos napolitanos na sede mundial da Unesco “junto com a nossa embaixadora Vicenza Lomonaco, com o presidente nacional de Coldiretti, Roberto Moncalvo, com o presidente da APN (Associazione Pizzaiuoli Napolitani), Sergio Miccù e com o chef Salvatore Cuomo, que chegará de Tóquio com as assinaturas da Ásia”, explica o italiano.

O novo objetivo será o de alcançar os 1,5 milhão de nomes até a próxima edição do Pizza Village, evento sobre o alimento que acontecerá em Nápoles em setembro deste ano. “A campanha continuará em todo o mundo na plataforma change.org e com iniciativas para unir os 200 países membros da Unesco e reforçar, também na Itália, o apoio a esta ação tão importante para as nossas tradições culturais e do Made in Italy. Este resultado foi alcançado graças a todos os apoiadores da petição #pizzaUnesco na Itália e no mundo”, concluiu Scanio. (ANSA)