Acontece

Festival Goût de France reúne 1.600 chefs de todo o mundo

O pato na panela é a sugestão de prato principal do menu servido no Le Vin Bistrô (foto: divulgação)

da Redação da Menu

Depois do sucesso da primeira edição, no ano passado, o governo francês decidiu repetir o Goût de France, festival que promove a gastronomia do país ao redor do mundo. No dias 21 e 22 de março, 1.600 chefs fazem sua homenagem à culinária francesa ao oferecer um cardápio exclusivo durante o jantar, com direito a aperitivos e canapés, entrada, prato principal, queijo, sobremesa, vinho e champanhe francês.

No Brasil, 87 restaurantes de 18 cidades participarão do evento. Entre eles, há endereços que já são especializados na cozinha francesa, como Chef Rouge e Marcel Restaurante, em São Paulo, e CT Brasserie e Le Pré Catelan, no Rio de Janeiro. Mas outras casas aproveitam a data para mostrar que também entendem do savoir-faire francês. É o caso do paulistano Capim Santo, da chef Morena Leite, da Casa de Tereza, da chef Tereza Paim, em Salvador (BA), e do Roccia, do chef Onildo Rocha, de João Pessoa (PB).

O preço das refeições é definido por cada restaurante, que se compromete a destinar 5% do valor da renda a ONGs locais (que estejam em conformidade com a saúde e o meio-ambiente). O cardápio do Le Vin Bistrô, oferecido nas unidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, por exemplo, terá salada de endívias como entrada, pato na panela de principal, pain perdu ou petit gâteau de sobremesa e seleção de queijos (roquefort, saint-paulin, reblochon e brie). O custo é de R$ 138 por pessoa.

Para conhecer o menu de todos os restaurantes participantes, clique aqui.