Destaques-da-edicao

A Menu de abril está nas bancas

(foto: Roberto Seba; produção: Amanda Fiorentino)

da Redação da Menu

Confira os destaques da edição deste mês da Menu:

* Capa

Outrora considerado mero sanduíche de fast-food, o hambúrguer tornou-se o queridinho dos chefs e restaurateurs pelo País. E a febre das hamburguerias é tema da reportagem de capa deste mês. A convite da Menu, o chef Manuel Coelho do restaurante Sensi e da Burger Table, ambos em São Paulo, elaborou seis hambúrgueres para você se inspirar e ainda ensina dicas infalíveis para preparar o sanduíche em casa.

* Aperitivos

A edição deste ano do Festival Ver-o-Peso homenageia os 400 anos de Belém (PA). Confira essa e outras notícias da seção.

* Doce Mundo

Neste mês, a colunista Patrícia Schmidt fala sobre dois novos restaurantes da Espanha: o Ático, do chef Ramon Freixa, localizado em Madri; e o Céleri, comandado pelo chef Xavier Pellicer em Barcelona.

* Crise

Nos últimos tempos, os menus degustação mais sofisticados vem perdendo espaço na cena gastronômica brasileira.

* Sacola Brasileira

A pimenta que não é pimenta, o caruru que pode ser tanto um prato quanto um ingrediente… A reportagem deste mês da série Sacola Brasileira aborda algumas das confusões em torno da cozinha brasileira.

* Olímpíada

Novos empreendimentos gastronômicos se multiplicam pela Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, que será palco das principais competições dos Jogos Olímpicos de 2016.

* Cozinha Leve

Segundo a ONU, 2016 é o Ano Internacional das Leguminosas. E a chef Priscila Herrera, do restaurante vegetariano Banana Verde, de São Paulo, apresenta algumas sugestões de preparo com lentilhas, favas e feijões, que são protagonistas da cozinha vegetariana.

* Romeu e Julieta

O nosso casal anônimo de críticos, Romeu e Julieta, esteve no recém-inaugurado 150 Maksoud, de São Paulo, que tem a cozinha comandada pelo chef Juca Duarte.

* Café com Letras

A colunista Cris Couto indica alguns cursos para quem deseja aprender mais sobre o mundo dos cafés. E, também, resenha o livro Grande Hotel Ca’d’Oro – a história de sucesso de uma cultura hoteleira centenária (Editora Senac São Paulo).

* Saca-rolha

Recentemente, os diretores da revista inglesa Decanter estiveram no Brasil com o objetivo de promover os concursos Decanter World Wine Awards (DWWA) e o Internacional Wine Challenger (IWC) e apontar quais estilos de vinhos brasileiros têm mais chance de obter medalhas na competição. Confira essa e outras notícias da seção.

* Degustação

O painel deste mês foi formado por 17 vinhos elaborados com a uva tinta syrah.

* Entrevista

Considerado o melhor sommelier de mundo, o master of wine francês Gerard Basset é um pesquisador incansável da bebida de Baco. Em entrevista, ele opina sobre os vinhos brasileiros.

* Mercado

Com a crise econômica, a desvalorização do real e a alta dos impostos, importadoras brasileiras têm garimpado no portfólio das vinícolas rótulos mais em conta.

* Quiz

Teste os seus conhecimentos sobre a uva syrah.

* Cerveja

Desta vez, 12 chopes produzidos por cervejarias paulistas são tema da nossa degustação mensal.

* Colarinho

O colunista Roberto Fonseca fala sobre os desafios da harmonização entre cervejas e pratos.

* Baixa Gastronomia

As barricas feitas de castanheira têm sido utilizadas pelos produtores de cachaça para repousar a bebida. Confira essa e outras notícias da seção.

* Eu Gosto

Em cartaz com o musical Meu Amigo Charlie Brown, o ator Tiago Abravanel é fã da boa mesa e, um dia, pretende aprender a cozinhar.