Acontece

Versão brasileira do guia Michelin é lançada no Rio de Janeiro

A tão aguardada edição do guia acaba de ser lançada (foto: divulgação)

por Cintia Oliveira

Sob olhares atentos de chefs e restaurateurs, nesta quinta-feira (28), o diretor internacional dos guias Michelin, Michael Ellis, acompanhado pelo presidente da Michelin na América do Sul, Nour Bouhassoun, anunciou os restaurantes laureados pela segunda edição do guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo, durante evento realizado no lendário hotel Copacabana Palace, na capital fluminense.

O restaurante paulistano D.O.M., do chef Alex Atala, segue como o único brasileiro a obter duas estrelas Michelin – o máximo concedido pela publicação são três. Na lista de restaurantes com uma estrela, entraram o Eleven Rio, comandado pelo chef Joachim Koerper no Rio de Janeiro, o Esquina Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira, o Tête à Tête, do chef Gabriel Mateuzzi, o Kan Suke, do chef Keisuke Egashira, de São Paulo.

Outra categoria do guia é o BiB Gourmand, que reúne os restaurantes com boa relação custo-benefício. Desta vez, os restaurantes Anna, Entretapas Jardim Botânico, Gurumê e Riso Bistrô, do Rio de Janeiro, assim como os paulistanos Le Bife, Bona, Manioca, Petí e Tordesilhas estrearam no guia deste ano.

O Brasil é o primeiro da América do Sul a ter uma versão do guia, que nasceu na França em 1900 como um roteiro para motoristas que percorriam as estradas, mas ficou conhecido pela criteriosa avaliação de restaurantes e a classificação por estrelas. “Entre os requisitos avaliados pelos nossos inspetores estão a escolha dos produtos e a consistência do trabalho dos chefs”, afirma Ellis, que confirma que a publicação já começou a selecionar os restaurantes brasileiros que farão parte do guia Michelin em 2017. Enquanto isso, confira abaixo a lista completa de restaurantes laureados pela publicação:

** estrelas

D.O.M (SP)

* estrela

Attimo (SP)

Dalva e Dito (SP)

Eleven Rio (RJ)

Esquina Mocotó (SP)

Fasano (SP)

Huto (SP)

Jun Sakamoto (SP)

Kan Suke (SP)

Kinoshita (SP)

Kosushi (SP)

Lasai (RJ)

Le Pré Catelan (RJ)

Maní (SP)

Mee (RJ)

Olympe (RJ)

Roberta Sudbrack (RJ)

Tête à Tête (SP)

Tuju (SP)

 

BIB GOURMAND

Anna (RJ)

Antonietta Empório (SP)

Artigiano (RJ)

Arturito (SP)

Brasserie Victória (SP)

Bona (SP)

Casa Santo Antônio (SP)

Ecully (SP)

Entretapas (RJ)

Entretapas Jardim Botânico (RJ)

Gurumê (RJ)

Jiquitaia (SP)

Le Bife (SP)

Lima Restobar (RJ)

Marcel (SP)

Manioca (SP)

Miam Miam (RJ)

Mimo (SP)

Miya (SP)

Mocotó (SP)

Oui Oui (RJ)

Petí (SP)

Pomodorino (RJ)

Restô (RJ)

Riso Bistrô (RJ)

Sal Gastronomia (SP)

Tartar & Co (SP)

Tian (SP)

Tordesilhas (SP)

Zena Caffè (SP)