Sem-categoria

Menu Testa: Perfectgrill Inteligente Arno

O equipamento tem sensor que mede a espessura dos alimentos e programas para grelhar diversos tipos de proteína automaticamente (foto: divulgação)

por Pedro Marques

Em tese, grelhar carnes é uma das coisas mais fáceis de se fazer na cozinha. Basta aquecer uma grelha – seja no fogão ou uma churrasqueira – e levar o alimento temperado ao fogo. Na prática, não é bem assim. Cada corte (picanha, maminha, fraldinha, etc.) e tipo (frango, porco, peixe, cordeiro, entre outros) de carne precisa ser grelhado por um tempo diferente. Além disso, há os diferentes pontos: malpassado, ao ponto ou bem passado. Não é à toa que quase todo mundo tem um churrasqueiro na família, aquele cidadão que tem prazer de cuidar da brasa e sabe tirar as carnes no momento certo.

Quem não tem tanta habilidade assim, tem uma série de apetrechos para facilitar a vida: desde termômetros que indicam o ponto interno da carne até grelhas elétricas super modernas. É nessa categoria que está o Grill Inteligente Perfectgrill, da Arno. A palavra “inteligente” não está por acaso no nome do produto: a grelha elétrica conta com um sensor que determina a altura das carnes que vão ser preparadas. Faz sentido: um bife mais fino vai ficar bem passado mais rápido que um mais grosso.

Para cumprir com o que promete, a grelha possui um painel que permite escolher seis programações para diferentes de alimentos: hambúrguer, frango, sanduíche, linguiça, carne bovina e peixe. Ao escolher o programa “carne”, por exemplo, o visor indicativo que fica ao lado direito acende uma luz roxa, indicando que o grill está esquentando. Quando chega à temperatura para grelhar, o aparelho emite um bipe, para avisar que está na hora de colocar o alimento selecionado. Em seguida, o indicador visual começa a mudar de cor de acordo com o ponto: vai de amarelo claro para muito malpassado até vermelho intenso para muito bem passado. Cabe ao cozinheiro escolher qual o ponto desejado e retirar a carne – o que facilita bem a vida de quem não é exatamente um mestre do churrasco.

Nos testes, o aparelho mostrou que cumpre o que promete: bifes finos de filé-mignon foram grelhados ao ponto rapidamente (4 minutos), enquanto uma peça de maminha, cortada em pedaços de 3 cm, foram grelhadas ao ponto em cerca de 6 minutos, contando com o tempo de preaquecimento. Um dos motivos da rapidez é que o Perfectgrill tem duas chapas, uma em cima e outra do lado de baixo, para acelerar o cozimento. E é possível fazer mais do que grelhar carnes: o grill vem com um livro com 30 receitas, que vão de espetinhos de frango a sanduíches. Faltou, porém, um manual de instruções do produto, com dados mais técnicos e soluções para problemas comuns.

Embora eficiente, o aparelho tem alguns inconvenientes, principalmente para famílias grandes. Por exemplo, uma vez que você prepara uma leva de alimentos, como bifes altos, é preciso repetir o processo desde o início para poder grelhar mais bifes. Ou seja, é preciso novamente escolher o programa “carne”, esperar a máquina chegar à temperatura correta e só então grelhar os outros pedaços de carne. Como a grelha não é muito grande, pode ser preciso repetir o processo várias vezes para preparar carne para muitas pessoas. O tamanho traz um outro problema: só é possível usar alimentos com, no máximo, 4 cm de espessura, por causa do sensor – ou seja, nada de assar uma peça de picanha inteira. E, por fim, um detalhe: se o alimento que você quiser preparar for um legume ou outro para o qual não exista um programa, é preciso grelhar “na mão”, isto é, no modo manual. Não é exatamente um problema, mas não é tão cômodo.

Em termos de higiene, o Perfectgrill é excelente. As chapas são antiaderentes e dispensam o uso de óleo ou manteiga para grelhar (mas nada impede que você espalhe azeite ou manteiga na chapa, caso queira, claro). O aparelho tem inclinação de 7º, que faz a gordura escorrer para a bandeja coletora e não acumular nas chapas, que são destacáveis e fáceis de limpar apenas com uma esponja e detergente. Resta saber se você está disposto a desembolsar R$ 800 (preço do produto em lojas online) para ter essa comodidade. Para quem come muitos alimentos grelhados – seja por gosto ou por algum tipo de dieta –, pode valer a pena, já que o aparelho dispensa o uso do fogão e é fácil de limpar.

Perfectgrill Inteligente Arno

funções: sensor que mede a espessura dos alimentos; programas para grelhar automaticamente hambúrguer, frango, sanduíche, linguiça, carne bovina e peixe; indicador do ponto dos alimentos

voltagem: 110v ou 220v

peso aproximado: 5 kg

tamanho aproximado: 37 cm x 36 cm x 16,5 cm (altura x largura x profundidade)

prós: sensor de espessura; controle visual do ponto de cozimento; fácil de limpar

contras: cabem poucos alimentos simultaneamente; ausência de manual de instruções; preço

garantia: 12 meses; preço: R$ 799

Arno
arno.com.br