Bebida

Concurso avalia cerca de 1.400 vinhos portugueses

Ao todo, 1.320 vinhos, de 379 vinícolas, estão sendo avaliados por 120 enólogos portugueses e 20 especialistas internacionais (foto: Suzana Barelli)

por Suzana Barelli, de Lisboa

Nesta semana, acontece em Portugal mais uma edição do Concurso de Vinhos de Portugal, que desde 2013 é organizado pela ViniPortugal. Ao todo, 1.320 vinhos, de 379 vinícolas, estão sendo avaliados por 120 enólogos portugueses e 20 especialistas internacionais, de países como Alemanha, Austrália, Reino Unido e Canadá. Do Brasil, participam Luiz Horta, Guilherme Rodrigues e eu. Desde segunda (9) até quarta-feira (11), as amostras são provadas às cegas em 11 grupos diferentes.

Na quinta (12) e sexta-feira (13), os melhores vinhos serão degustados novamente por grupo formado por cinco especialistas internacionais, como a inglesa Jancis Robinson, o brasileiro radicado em Londres Dirceu Vianna Júnior, e o norte-americano Joshua Green, além dos portugueses Bento Amaral e Luís Lopes. O resultado final será divulgado na noite da próxima sexta-feira (13), no tradicional Palacio do Buçaco.

A Viniportugal assumiu a organização do concurso, que estava perdendo espaço, em 2013. Naquele ano, 900 vinhos foram inscritos para a competição. Desde então, diz Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, o número de rótulos inscritos não para de crescer. Em relação ao ano passado, o aumento no número de inscritos foi de 25%.