Receitas

Prepare o cozido de porco com frutos do mar de Janaina Rueda

A receita, que estampou uma das capas da revista, é novidade do menu d'A Casa do Porco (foto: Sheila Oliveira/ Empório Fotográfico)

da Redação da Menu

O cozido de porco com frutos do mar, que a chef Janaina Rueda, do paulistano Bar da Dona Onça, elaborou com exclusividade para a reportagem Na pressão – que estampou a capa da edição 198 da Menu – ultrapassou as páginas da revista e foi parar no cardápio d’A Casa do Porco, em São Paulo.

A versão servida no bar, comandado pelo marido de Janaina, o chef Jefferson Rueda, chega à mesa guarnecido de farofa, arroz e tartar de banana (R$ 68). E que tal aproveitar a queda nos termômetros e relembrar a receita publicada na Menu? Se faltar coragem de fazer em casa, aproveite para ir até o bar saborear essa e outras receitas do cardápio, que é uma verdadeira ode ao porco.

cozido de porco com frutos do mar

por Janaina Rueda, do Bar da Dona Onça

1 kg de copa lombo, cortado em cubos e temperado com sal e pimenta-do-reino
Quanto baste de azeite
2 cebolas grandes picadas
8 dentes de alho picados
300 g de repolho
250 ml de caldo de porco
250 ml de caldo de peixe
250 ml de água
200 g de lulas frescas, cortadas em rodelas e temperadas com sal
200 g de camarão fresco médio, limpo e temperado com sal
200 g de vôngole com caldo, temperado com sal
100 g de mexilhões limpos, temperados com sal
250 g de bacon fatiado
200 g de tomate sem pele e sem semente, picados em cubos
Salsinha e cebolinha a gosto
Sal a gosto

cozido de porco com frutos do mar

Em uma panela de pressão aquecida, frite os cubos de copa lombo em azeite até dourar bem. Em seguida, coloque a cebola, o alho e o repolho, e refogue por 3 minutos. Acrescente os caldos e a água, tampe, quando pegar pressão, cozinhe por 15 minutos. Tire a pressão, abra a panela e coloque os frutos do mar. Se necessário, antes de juntar os frutos do mar, acrescente um pouco mais de água. Cozinhe por mais 3 minutos, sem precisar dar pressão. Enquanto isto, em uma frigideira pré-aquecida, coloque algumas gotas de azeite e frite as fatias de bacon, virando-as sempre, até que fiquem crocantes.

para servir

Finalize com o tomate sem pele e sem semente, salsinha e cebolinha. Acerte o sal, transfira para uma travessa e decore com as fatias de bacon crocantes. Sirva em seguida, com arroz branco.

rendimento 6 porções; preparo 1 hora; execução fácil

A Casa do Porco Bar
rua Araújo, 124 – República (veja no mapa)
(11) 3258-2578 – São Paulo – SP
facebook.com/acasadoporcobar