Acontece

Ver-o-Peso faz homenagem aos 400 anos de Belém

O festival chega à 14a edição e dedica programação à capital paraense (foto: divulgação)

por Beatriz Marques*

As comemorações dos 400 anos da capital do Pará, que aconteceu em 12 de janeiro, ainda não acabaram. O mais importante evento gastronômico da região Norte do País, o Festival Ver-o-Peso chega à 14ª edição em 21 a 29 de maio e dedica sua programação à cidade. “Todos os participantes receberam um material sobre os ingredientes e pratos tradicionais da cozinha paraense para usarem como base de suas criações para o festival”, diz Joanna Martins, diretora executiva do Instituto Paulo Martins, organizador do evento.

Nomes como Alberto Landgraf, Alex Atala, Claude Troisgros, Pedro de Artagão e Pere Planaguma já confirmaram presença. Eles ministrarão aulas no Boulevard Shopping e farão parte dos jantares magnos, dividindo a cozinha com chefs locais. Entre as novidades estão o campeonato de baristas, no dia 28, e a farofada – chefs em dupla prepararão suas farofas preferidas num grande forno montado no centro da praça Batista Campos, no dia 29.

Criatividade  em alta

Em dezembro de 2015, Belém recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco a cidades que têm a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Outra boa notícia para a capital paraense é a implantação do Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade. Idealizado pelos institutos Paulo Martins e ATÁ e o Centro de Empreendedorismo da Amazônia, o centro será formado por um restaurante, um barco, um laboratório de pesquisas, uma escola e um museu. Ambicioso, o projeto deve ser concluído em 2018. “A gastronomia é a melhor forma de manter a floresta em pé”, conclui Joanna Martins.

Festival Ver-o-Peso

veropesodacozinhaparaense.com.br

* Nota publicada na edição 205