Comidas

Conheça o Manicomio, simpático restaurante londrino

O badalado terraço do Manicomio, no bairro londrino de Chelsea (foto: divulgação)

por Patricia Schmidt*

Não se assuste com o nome. O Manicomio é um simpático restaurante italiano que tem movimentado a praça Duke of York, no charmoso bairro de Chelsea, em Londres.

No convidativo terraço, bastante disputado nos dias mais quentes, é ideal compartilhar uma seleção de antepastos, como presunto de Parma de 24 meses de cura, alcachofras, pimentões, burrata e focaccias – o cliente escolhe entre seis itens, por £ 21,50.

Mas se for uma noite fria londrina, a boa pedida é o tradicional minestrone (£ 9), acompanhado de uma das 80 opções de vinhos italianos, que estão divididos pelas regiões norte, central e sul, algo não muito comum nas cartas da bebida.

Entre as massas, destaque para o pappardelle de coelho com sálvia, cataratto (vinho branco italiano) e limão (£ 14,75). Há ainda opções como o peixe-espada com brócolis, laranja vermelha, gergelim e azeitonas (£ 23,75), que pode ser acompanhado por lentilhas de Castellucio, da Úmbria (£ 4,50), e cordeiro com berinjela defumada e arco-íris de acelga (£ 27,50).

Será loucura se deixar o Manicomio sem provar uma das sobremesas. Surpreendem o bitterchocolate delizia, com chocolate amargo, torrone de amêndoas e doce de leite com flor de sal (£ 8), e o flower show, feito com morangos, sorvete de rosas, prosecco, geleia de elderflower (flor de sabugueiro) e favos de mel (£ 7).

Manicomio
85, Duke of York Square – Chelsea (veja no mapa)
00xx44 20 7730 3366  – Londres
manicomio.co.uk

* Texto publicado na coluna Doce Mundo, da edição 200