Bebida

Confira prova com 17 vinhos elaborados por enólogas

O painel traz 7 brancos e 10 tintos elaborados por mulheres (colagem: Kareen Sayuri; foto: Felipe Gabriel/Ag. IstoÉ (garrafas))

por Suzana Barelli*

Há menos de uma década, não era fácil encontrar no mercado brasileiro vinhos elaborados por enólogas. Era preciso garimpar até selecionar brancos e tintos de oito, nove, no máximo dez profissionais. Para a degustação desta edição, o cenário mudou: o difícil foi definir quais mulheres eleger, dada a grande variedade de brancos e tintos elaborados por elas e disponíveis no mercado brasileiro.

Seleção feita, com o objetivo de trazer a maior variedade de estilos de vinhos e de regiões, a lista inclui enólogas conhecidas como a argentina Susana Balbo ou a italiana Elena Walch, mas também profissionais mais jovens, como a chilena Viviana Navarrete ou a portuguesa Filipa Pato. Na taça, a degustação deixa claro que não é por serem mulheres que seus vinhos serão necessariamente mais femininos, como são definidos aqueles brancos e tintos onde reinam a elegância em contraste com a potência, ou docinhos e suaves, como o senso comum pressupõe ser o gosto do chamado sexo frágil.

Numa prova às cegas, é quase impossível definir que estes vinhos são elaborados por mulheres. A conclusão é que foram moldados por profissionais que entendem do assunto. E, como muitas delas já revelaram, são enólogas que trabalham em equipe, de homens e mulheres, e que não sofrem preconceito pela sua liderança feminina.

Os vinhos foram provados por um time de degustadores divididos entre homens e mulheres, no intuito de estudar se há diferenças de gênero na avaliação dos brancos e tintos. Participaram da prova, pelo lado feminino, as sommelières Giuliana Ferreira, Jéssica Marinzeck e Helena Mattar, a especialista Bianca Veratti e a jornalista Suzana Barelli. No time masculino, degustaram Aguinaldo Zackia Albert, do Degustadores sem Fronteiras; André “Deco” Rossi, do blog Enodeco; Felipe Campos, do site Sentidos do Vinho; o sommelier Gianluca Casagrande e os especialistas José Luiz Pagliari, Manuel Luz e Paulo Brammer.

MENU 204 - VINHO

MENU 204 - VINHO

MENU 204 - VINHO

NB Steak 

avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 816 – Itaim Bibi (veja no mapa)

(11) 3078-0999 – São Paulo – SP

nbsteak.com.br

 

* Reportagem publicada na edição 204. E os preços dos vinhos, adquiridos pela Menu, podem ter sofrido alterações.