Receitas

Tapioca com shimeji é uma boa pedida para o lanche da tarde

A receita leva shimeji, rúcula e queijo manteiga (foto: divulgação/ Gladstone Campos)

da Redação da Menu

Que tal dar um upgrade na tapioca do dia a dia? Essa versão, elaborada pelo chef Fabio Vieira, do restaurante Micaela, de São Paulo, leva shimeji, queijo manteiga e rúcula, e é uma ótima pedida para o lanche da tarde. Confira a receita:

tapioca com shimeji

por Fabio Vieira, do Micaela 

200 g de polvilho doce
Quanto baste de água
Sal a gosto

shimeji 

100 g de shimeji preto
1/2 colher (sopa) de manteiga
45 ml de shoyu
2 dentes de alho amassados
200 g de queijo manteiga (requeijão do norte)
6 folhas de rúcula

tapioca

Coloque o polvilho doce em um recipiente. Acrescente, aos poucos, a água até que o polvilho fique com textura úmida e granulosa. Tempere com sal e reserve.

shimeji

Em uma frigideira, coloque em fogo médio a manteiga. Refogue o alho e acrescente o shimeji. Deixe incorporar e finalize com o shoyu, deixe mais 2 minutos em fogo médio, desligue e reserve.

montagem

Em uma frigideira, polvilhe a massa com uma peneira de granulação média para facilitar a passagem do polvilho, até cobrir todo o fundo, sem espaços. Coloque em fogo baixo e perceba que a massa começará a torna-se uma coisa só, como se fosse uma panqueca. Acrescente 100 g do queijo manteiga, o shimeji por cima do queijo, em seguida a rúcula. Feche a massa de um lado, vire-a para fechá-la completamente e desvire-a. Coloque o restante do queijo manteiga direto na frigideira, ao lado da tapioca, e assim que dourar, vire-o sobre a tapioca, cobrindo-a. Sirva em seguida.

rendimento 1 tapioca; preparo 30 minutos; execução fácil

Micaela

rua José Maria Lisboa, 228 – Jardins (veja no mapa)

(11) 3473-6849 – São Paulo – SP

restaurantemicaela.com.br