Acontece

Fartura Gastronomia realiza sua primeira edição paulistana

O PF da chef Ariane Malouf, do restaurante Mahalo, de Cuiabá (MT), é um dos pratos que estará em cartaz na edição paulistana do evento (foto: divulgação)

da Redação da Menu

No próximo sábado (25) e domingo (26), acontece no Jockey Club de São Paulo, o festival Fartura Gastronomia. Trata-se da primeira edição paulistana do evento, que acontece em capitais como Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG), e reunirá cerca de 130 profissionais, entre chefs e produtores de todo o Brasil. O público poderá apreciar um cardápio repleto de atrações.

O espaço de aulas terá uma programação recheado de palestras. No dia 25, destaque para as apresentações de Rita Medeiros, da Sorbê Sorvetes Artesanais, de Brasília (DF), que abordará as frutas do cerrado; e a de Fernando Oliveira d’A Queijaria, de São Paulo (SP), sobre queijos nacionais. Já no domingo (26), os destaques são as palestras sobre cozinha paulista, com o sociólogo Carlos Alberto Dória e sobre a valorização do café brasileiro e das cafeterias de São Paulo, com a barista Isabela Raposeiras, do Coffee Lab, de São Paulo.

Na ala dedicada aos chefs e restaurantes, o público poderá provar sugestões com preços que variam entre R$ 6 e 25, que vão desde o baião de dois (feijão verde, arroz vermelho, carne de sol, queijo coalho e picles de maxixe), do chef Onildo Rocha, do Roccia, de João Pessoa (PB); até o guisado de tartaruga com farofa, da chef Solange Batista, de Macapá (AP). Outros destaques do cardápio são o PF da chef (costela bovina assada em baixa temperatura, arroz com queijo coalho, milho, ovo surpresa, banana caramelizada e farofa da terra), elaborado pela chef Ariane Malouf, do restaurante Mahalo, de Cuiabá (MT); e o chocolate cremoso com praliné crocante de castanha, de Lia Quinderé, da Sucre, de Fortaleza (CE).

E o evento terá ainda espaços como a cozinha ao vivo, na qual o público poderá acompanhar chefs como André Lima de Luca em ação, ensinando diferentes técnicas para preparar um churrasco; o espaço interativo, no qual os visitantes colocam a mão na massa e aprendem receitas com chefs como Ana Soares, do Mesa III, de São Paulo; e não poderia faltar um espaço dedicado aos pequenos produtores, que reunirá sugestões como os queijos da Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (MG), o pé de moleque da Barraca Vermelha, de Piranguinho (MG) e o cacau da Fazenda Leolinda, em Uruçuca (BA).

O festival faz parte do projeto Fartura Gastronomia, que a partir de uma expedição roda por todo o País mapeando a cadeia produtiva e registrando a cultura gastronômica de diversos Estados (leia mais na edição 176 da Menu).

Festival Fartura São Paulo

data 25 e 26 de junho

horário 12h as 23h (domingo, até as 21h)

ingresso R$ 20 (cada dia do evento)

Jockey Club

avenida Lineu de Paula Machado, 1263 – Cidade Jardim (veja no mapa)
São Paulo – SP
farturagastronomia.com.br