Coluna

Em livro, Ferran Adrià se aventura pelo universo da Disney

Espaguete ao sugo e manjericão da Dama e o Vagabundo, maçãs carameladas da Branca de Neve ou o bolo de “desaniversário” da Alice no País das Maravilhas: algumas receitas de Adrià para o livro em parceria com a Disney (fotos: divulgação)

por Patricia Schmidt*

Meu jantar no domingo de Páscoa não poderia ter sido em melhor companhia: Ferran Adrià e todos os personagens da Disney, Marvel, Pixar e Star Wars. Com muita alegria e entusiasmo, o chef catalão me mostrou o boneco do seu novo livro de cozinha, feito em parceria com a Walt Disney Company: Te cuento en la cocina, lançado em abril na Espanha.

Ferran Adrià é o primeiro ser humano a participar juntamente com os famosos desenhos em um livro — de cozinha, é claro. Publicado em espanhol e catalão (já com traduções previstas, inclusive para o português), tem uma abordagem diferente dos livros infantis. Aplicativo, e-book e programa de tevê no canal Disney também estão previstos.

A partir de suas receitas, o autor procura ensinar a cozinhar de maneira divertida, com uma linguagem que alimente a inteligência. Adrià questiona os leitores sobre o que é cozinhar, explica a diferença entre comer e se alimentar, mostra os diferentes espaços físicos para cozinhar, além de dicas de hábitos de vida e alimentação saudável — sempre interagindo com os personagens. Ao total, são 42 receitas espalhadas pelas 296 paginas, divididas em entradas, pratos principais, sobremesas, cafés da manhã, lanche da tarde, e menus completos. Alguns exemplos: espaguete ao sugo e manjericão da Dama e o Vagabundo, maçãs carameladas da Branca de Neve ou o bolo de “desaniversário” da Alice no País das Maravilhas — especialmente dedicado ao confeiteiro Christian Escribà, de Barcelona, que leva macarons de morango, espuma de mascarpone e algodão-doce.

MENU 206 - DOCE MUNDO

A parceria entre Disney e o chef catalão resultou em um saboroso livro de cozinha para crianças

Ao longo da obra, nota-se que Adrià quer que os pequenos comam com conhecimento para alimentar a criatividade, pois o alimento é a “gasolina” da imaginação. E quando se fala de imaginação, é impossível não pensar nos personagens da Disney.

Te cuento en la cocina — Editora Penguin Ramdom House
(Selo Bescoa, 296 págs.) — 32,95 euros

* Texto publicado na seção Doce Mundo, da edição 206