Receitas

Prepare em casa a tainha com cuscuz marroquino de ovas

(foto: divulgação)

da Redação da Menu

Entre os dias 28 e 31 e julho, acontece no Costão do Santinho Resort, localizado em Florianópolis (SC), o Wine Experience, evento que reúne uma série de atividades voltadas para os apreciadores de vinho. A programação inclui coquetel à beira-mar, vinoterapia, degustação de 46 rótulos importados pela Decanter,  almoços e jantares harmonizados (diárias a partir de R$ 1.126). Entre as receitas servidas durante o fim de semana, destaque para a tainha com cuscuz marroquino de ovas. Aprenda a receita com o chef José Ricardo Raymundo, do Costão do Santinho.

 

tainha com cuscuz marroquino de ovas

por José Ricardo Raymundo, do Costão do Santinho 

cuscuz 

250 ml de água

Sachês de erva-cidreira

250 g de cuscuz marroquino

Quanto baste de azeite

1 cebola picada

1 dente de alho picado

20 g de abobrinha italiana picada

Sal e pimenta-do-reino a gosto

100 g de ova de tainha

1/2 pimentão verde, vermelho e amarelo.

tainha

2 filés de tainha fresca (cerca de 400 g)

1/2 limão

Sal a gosto

2 colheres (sopa) de manteiga

molho de mostarda 

1 limão

100 g de mostarda Dijon

Sal e pimenta-do-reino a gosto

200 ml de azeite

cuscuz

Aqueça a água com os sachês de erva-cidreira. Em seguida, hidrate o cuscuz com o caldo aromatizado e solte-o levemente com garfo. Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola, o alho, a abobrinha. Acrescente os demais ingredientes juntamente com a ova sem pele como se fosse esfarelando, deixe fritar até ficar dourada. Desligue o fogo e incorpore os ingredientes refogados ao cuscuz utilizando um garfo de forma delicada para que os grãos fiquem bem soltinhos. Finalize com mais azeite, acerte o sal e reserve.

tainha

Tempere a tainha com sal e limão. Coloque a manteiga na chapa e, quando estiver numa temperatura média, coloque a tainha.
Deixe o peixe na chapa até ficar dourado e vire-o para dourar o outro lado.

molho de mostarda

Em um recipiente misture a mostarda, limão, o sal e a pimenta-do-reino, junte ao azeite e, aos poucos, vá batendo com fouet para emulsionar.

para servir

Coloque o cuscuz dentro de um vazador redondo para dar forma. Em seguida, sobreponha o peixe, acrescente o molho de mostarda em volta. E, se preferir, finalize com brotos e flores comestíveis.

rendimento 2 porções; preparo 1h30; execução fácil

 

Costão do Santinho 

costao.com.br