Acontece

Enoteca Saint Vin Saint promove feira de vinhos naturais

Lis (à direita, de costas), Ramatis (à esquerda, de costas) e amigos durante ensaio fotográfico para divulgar feira de vinhos naturais (foto: divulgação)

por Suzana Barelli

Em 2013, o casal Lis Cereja e Ramatis Russo, da Enoteca Saint Vin Saint, em São Paulo promoveram sua primeira feira Naturebas, como batizaram o evento que reúne vinhos, principalmente, e também alguns queijos e cafés, todos orgânicos, biodinâmicos ou naturais em seu restaurante. Logo na primeira edição, o encontro foi um sucesso e mostrou que Lis e Ramatis estavam certos em apostar neste segmento, que eles tanto acreditam.

De lá para cá, a enoteca se tornou uma referência para quem quer conhecer mais destes produtos, provar um vinho elaborado sem agrotóxico ou provar uma das receitas de Lis, muitas delas preparadas com ingredientes de sua própria horta. Não é à toa que os ingressos para a quarta edição da Feira de Vinhos Naturebas, que acontece neste sábado (30), estão esgotados há mais de um mês (eu mesma reservei o meu ingresso em maio).

A aposta neste segmento, ainda, levou Lis e Ramatis para Londres em maio deste ano para participar da Raw Wine, referência em feira de vinhos naturais. Eles foram convidados pela própria Isabelle Legeron, master of wine francesa que promove o evento, para mostrar ao público inglês os vinhos naturais brasileiros. Era dos Ventos e Tormentas foram algumas das vinícolas presentes este evento.

Para a feira deste sábado, muitos dos produtores já chegaram a São Paulo. Na quinta-feira (28), por exemplo, alguns deles foram ao Clandestino, o restaurante da chef Bel Coelho, conhecer o menu que ela prepara com ingredientes dos biomas brasileiros. Entre os convidados de Lis e Ramatis estão alguns produtores estrangeiros, como Federico Orsi, do vigneto San Vito, da Itália; Guillaume e Karina Lefévre, da francesa domaine Sulauze; Juan Ledesma, do Chile, e Amane Hagiwara, da Bolívia. Aqui, a vedete da feira deve ser Mateja Gravner, filha do produtor Josko Gravner, uma referência mundial dos vinhos elaborados em ânforas.

Nove vinícolas brasileiras estarão presentes na feira, em uma oportunidade única de conversar com estes produtores e provar seus brancos e tintos. São eles: Maurício Voight, da Serena; Marina Santos, da Vinha Unna; Eduardo Zenker, da Arte da Vinha; Marcos Danielle, do Atelier Tormentas; Gustavo Borges, da Bella Quinta; Luis Henrique Zanini, da Dominio Vicari e a Vinhetica. Além disso, 13 importadoras, que têm rótulos orgânicos ou biodinâmicos, também vão mostrar estes vinhos no evento.

 

Naturebas

data 30 de julho (sábado)

horário 14h as 20h

rua Professor Atilio Innocenti, 780 – Vila Olímpia (veja no mapa)

feiradevinhosnaturebas.com