Bebida

Vinhos feitos por mulheres são destaque no Tivoli SP

Restaurante do 23.º andar do hotel Tivoli Mofarrej (foto: divulgação)

Por Suzana Barelli

O sucesso dos menus pop up, com chefs convidados assumindo a cozinha do restaurante por um período pré-determinado, com um cardápio especial, levou o hotel Tivoli Mofarrej a criar um pop up focado nos vinhos. Por duas semanas, até o dia 10 de setembro, o restaurante do 23.º andar do hotel paulistano terá um menu criado especialmente para harmonizar com vinhos selecionados pela sommelière Gabriele Frizon. O tema escolhido por ela são vinhos em que as mulheres são personalidades importantes, sejam elas as enólogas, as produtoras ou as fundadoras das vinícolas.

Batizado de “wine flights: mulheres na vinicultura”, os três menus foram criados por Rogério Siqueira a partir das características de cada vinho destacadas por Gabriela. “Criamos harmonizações por similaridades e por contrastes”, conta a sommelière. Na prática, a lógica corrente de escolher um vinho a partir de uma receita foi invertida e é o vinho que dá o tom. “É o vinho em primeiro plano. A comida é o acompanhamento”, diz Carlos Eduardo Netto, gerente de alimentos e bebidas do hotel.

Ao todo são 14 vinhos e 14 pratos, todos em pequenas porções, divididos em três menus, de quatro, seis ou oito tempos. Os preços variam entre R$ 200 (o menu mais curto, com quatro pratos e quatro vinhos), e R$ 400 (com oito pratos e oito vinhos). E os vinhos obedecem a sequencia da harmonização, de irem crescendo em complexidade a cada prato e, no final, diminuindo a sua intensidade, no estilo Gabriele de trabalhar.

Entre as harmonizações, destaque para o coca del mar com o espumante Paul Bur Rosé.  A receita, um finger food, com caranguejo gigante, lagosta e abacate, faz o melhor que se pode esperar de uma harmonização: torna o espumante mais interessante do que quando degustado sozinho. “A viúva Paul Bur foi uma personalidade em Bordeaux”, diz Gabriela. Entre as harmonizações, outra que merece destaque é com o sauvignon gris de Maria Luz Marin, da chilena Casa Marin, com um palmito pupunha grelhado com manteiga com tucupi e folha de limão kafir. Aqui, vinho e palmito casam perfeitamente. O melhor é que o menu é cheio de surpresas como como essa.

Wine Flights: Mulheres na Vinicultura

Restaurante 23 – Tivoli Mofarrej

alameda Santos, 1437, 23 andar – Cerqueira César

(11) 3146 – 5900 – São Paulo, SP

www.tivolihotels.com/pt/hoteis/sao-paulo/tivoli-mofarrej-sao-paulo/o-hotel.aspx