Receitas

Prepare sobremesa com brownie de chocolate branco e amargo

Brownie do restaurante Victoria (foto: divulgação/ Sergio Pagano)

da Redação da Menu

O brownie black and white, com massas à base de chocolate branco e meio amargo e servido com sorvete de baunilha, morangos e folhas de hortelã, é uma das sugestões de sobremesa do restaurante Victoria, instalado no Jockey Club Brasileiro, do Rio de Janeiro. Fácil de fazer, é uma boa pedida para a sobremesa. Aprenda a receita:

brownie black and white

por restaurante Victoria

massa de chocolate branco

1 clara
1 g de sal
80 g de nozes
150 g de chocolate branco
125 g de manteiga em temperatura ambiente (e 20 g para untar a forma)
400 g de açúcar
4 ovos
200 g de farinha de trigo

massa de chocolate meio amargo

1 clara
1 g de sal
80 g de nozes
140 g de chocolate meio amargo
120 g de farinha de trigo
220 g de manteiga em temperatura ambiente (e 20 g para untar a forma)
250 g de açúcar
4 ovos

calda de chocolate

130 g de chocolate meio amargo
250 ml de água
70 g de açúcar
125 ml de creme de leite fresco

para servir

8 a 10 bolas de sorvete de baunilha
8 a 10 morangos
Folhas de hortelã

massas

Prepare as massas da mesma maneira: preaqueça o forno a 150ºC. Misture a clara, o sal e junte as nozes nesta mistura. Forre uma assadeira com papel- manteiga, coloque as nozes com claras no forno. Deixe tostar por 10 minutos, espere esfriar e pique grosseiramente. Reserve. Aumente a temperatura do forno para 170ºC. Pique o chocolate com uma faca e coloque numa panela parra derreter em banho-maria. Peneire a farinha. Bata a manteiga na batedeira até que fique homogênea. Adicione o chocolate derretido, o açúcar e os ovos, sem parar de bater. Incorpore rapidamente a farinha e, em seguida as nozes picadas. Unte duas formas de cerca de 22 por 30 cm e forre-a com papel-manteiga. Despeje as massas em formas separadas e leve ao forno por 20 a 25 minutos. Retire do forno e deixe-as esfriar em temperatura ambiente. Corte os brownies em quadrados cerca de 4 a 5 cm.

calda de chocolate

Pique o chocolate e coloque em uma panela de fundo espesso com água, o açúcar e o creme de leite. Misture bem com uma colher. Sem parar de mexer, leve a calda ao fogo médio. Diminua o fogo e deixe cozinhar, mexendo constantemente, até que a calda fique aveludada e recubra a colher. Retire do fogo e reserve.

para servir

Em um prato fundo, coloque uma metade de brownie de chocolate meio amargo e recheie com um bola de sorvete de baunilha e cubra com a outra metade de brownie de chocolate branco. Adicione por cima do brownie a calda de chocolate quente e decore com um leque de morango e folhas de hortelã.

rendimento 8 a 10 porções; preparo 2 horas; execução moderada

 

Victoria

rua Mario Ribeiro, 410 (Jockey Club Brasileiro) – Leblon (veja no mapa)

(21) 2540-9017 – Rio de Janeiro – RJ

victoriario.com.br