Bebida

Redescobertas pelas cervejarias, as Lager são tema de prova

Sinônimo de cerveja simples e barata, as Lager estão sendo incrementadas com mais malte e lúpulo (foto: Sheila Oliveira/ Empório Fotográfico; Felipe Gabriel/ Ag. IstoÉ (garrafas))

por Pedro Marques*

Para muita gente, as cervejas Lager são bebidas simples do dia a dia, encontradas em qualquer mercado ou bar. De fato, essas são as geladas mais populares do mundo: mais de 90% dos 133 bilhões de litros de cervejas produzidos no planeta são Lager. Isso cria uma pequena confusão, já que Lager é uma família de cervejas que se destaca pela fermentação em baixa temperatura. Os alemães, por exemplo, fazem há séculos diversos tipos de Lager, desde as conhecidas Pilsen até a Bock e a Schwarzbier, dois estilos de bebidas escuras e encorpadas.

O renascimento das cervejarias artesanais nos Estados Unidos a partir da década de 1970, no entanto, favoreceu às geladas do estilo Ale – entre outros motivos, elas são mais rápidas e mais baratas de produzir, pois podem ser fermentadas em temperatura ambiente, ao contrário das Lager, que demandam ambientes mais frios e equipamentos específicos. Os mestres-cervejeiros, porém, estão redescobrindo as Lager. Muitos têm se inspirado no estilo norte-americano de fazer geladas, com mais lúpulos e potência, para criar bebidas que não devem nada em termos de aromas e sabor a uma India Pale Ale (IPA), por exemplo.

Ainda há poucos exemplares dessas Lager turbinadas no mercado brasileiro. Mas as que foram selecionadas pela Menu se mostraram bastante saborosas e cabem em várias ocasiões e harmonizações com pratos. Conheça a seguir o desempenho de cada rótulo.

ENTENDA OS PONTOS

4,5 a 5 [ícone]
4 a 4,4 [excelente]
3 a 3,9 [de ótima qualidade]
2 ou 2,9 [boa cerveja]
1 ou 1,9 [cerveja com defeito ou mal acondicionada]

QUEM DEGUSTA

Aline Araújo e Julia Reis

David Michelson, Evandro Aguiar, Marcos Gonçalves, Marcos Mello, Pedro Marques e Roberto Fonseca

LOCAL DA PROVA

Zucco
rua Haddock Lobo, 1416 – Jardins – (11) 3897-0666
São Paulo – SP – zucco.com.br

Todos as cervejas são compradas pela Menu e os preços indicados são os praticados em São Paulo

MENU 207 - MUNDO CERVEJA