Cultura

Prato em homenagem a Cartola estreia em restaurante de SP

Além de compositor, Cartola também foi dono de restaurante (foto: divulgação)

por Cintia Oliveira 

Compositor de sambas icônicos como O sol nascerá e O mundo é um moinho, e um dos fundadores da escola de samba Mangueira, no Rio de Janeiro, o lendário sambista Cartola deixou um legado e tanto para a música brasileira. Mas um dos aspectos mais interessantes de sua biografia é que, entre um samba aqui e outro acolá, Cartola foi dono de restaurante. E ao lado de dona Zica, esposa e grande amor da sua vida, ele inaugurou em 1963 o Zicartola, instalado na rua da Carioca, no centro do Rio de Janeiro.

Frequentado por grandes nomes da música da época, foi palco de shows de artistas como Zé Keti e Nelson Cavaquinho. E, ali, as apresentações dividiam a cena com o cardápio recheado com os quitutes preparados pelas mãos habilidosas de dona Zica. Receitas como carne-seca com abóbora ou jiló e filé com palmito ou com ervilhas faziam companhia para o prosaico arroz com feijão.

Mignon na manteiga com pupunha e ervilhas: homenagem do chef Marcelo Corrêa Bastos ao lendário sambista (foto: divulgação)

Mas o restaurante que fez história na música durou pouco na cena carioca: fechou dois anos depois, em 1965. Mas a boa notícia para os fãs do sambista é que poderão sentir ao menos um gostinho dos tempos áureos. Recentemente, o chef Marcelo Corrêa Bastos lançou no cardápio de jantar do restaurante Jiquitaia, em São Paulo, o filé mignon na manteiga com pupunha, abobrinha, vagem e ervilhas (R$ 57). “Fui numa exposição sobre o Cartola (a mostra Ocupação Cartola, em cartaz no Itaú Cultural, em São Paulo) e vi o cardápio do Zicartola. Como sou muito fã, tive a ideia de recriar um dos pratos como forma de homenageá-lo”, conta Bastos.

Mas a homenagem não para por aí. Outro clássico do cardápio do Zicartola era o peixe à brasileira. “Era um pescado ensopado, coberto com salsinha e ovo ralado. Ainda preciso fazer uns testes, mas logo estará no cardápio”, avisa o chef. Tudo indica que essa homenagem vai dar samba – ao menos na cozinha.

Jiquitaia

rua Antônio Carlos, 268 – Consolação (veja no mapa)

(11) 3262-2366 – São Paulo – SP

facebook.com/jiquitaia

Ocupação Cartola

data até 13 de novembro

Itaú Cultural

avenida Paulista, 149 – Cerqueira César (veja no mapa)

(11) 2168-1777 – São Paulo – SP

itaucultural.org.br