Comidas

Aprenda como escolher e conservar as suas facas de cozinha

As facas essenciais de cozinha (ilustração: reprodução)

por Cintia Oliveira*

Item indispensável para qualquer cozinheiro, a faca é uma ótima sugestão de presente para este fim de ano. Aprenda com especialistas como escolher e conservar o utensílio:

Aço ou cerâmica?

Não importa o material: cada tipo de faca tem o seu momento especial. “As de aço são mais maleáveis, dá para limpar uma carne com osso sem correr o risco de quebrar”, explica o chef consultor Elzio Caleffi, de São Paulo. Por outro lado, a faca de cerâmica é ideal para cortar legumes e frutas. “A vantagem é que ela é mais leve, resistente, e mantêm-se afiada por muito mais tempo. E não interfere no sabor dos alimentos”, explica a professora de gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, Camila Landi.

23ok

Para manter afiada

Há dois utensílios básicos para afiar faca: a chaira e a pedra. “Enquanto a chaira serve para alinhar o fio da faca, a pedra retira o excesso do material, deixando-a perfeita”, explica o especialista em cutelaria, Sandro Boeck, de Cachoeira do Sul (RS).

Dicas

* Compre uma faca que melhor se encaixe em sua mão. E avalie também o peso, principalmente se vai usar a faca por grandes períodos.

* O cabo pode ser de madeira ou polipropileno, desde que ela traga segurança na hora do manuseio.

* Prefira uma faca com a lâmina inteiriça, ou seja, aquela que atravessa todo o cabo da faca. Isso traz mais equilíbrio e estabilidade durante o uso.

* A faca deve ser higienizada com a parte macia da esponja, sempre em água fria.

* Guarde-a seca e separada dos outros talheres. Uma boa alternativa é adquirir uma barra de imã para deixá-las organizadas.

 

* Reportagem publicada na edição 209