Bebida

Degustamos 12 cervejas que levam café em sua composição

Os grãos verdes ou torrados trazem aromas e complexidade para várias cervejas. Saiba como esse encontro acontece no copo (fotos: Felipe Gabriel/Ag.IstoÉ; lettering: Filipe Grimaldi)

por Pedro Marques*

Café e cerveja estão entre as bebidas mais populares do planeta. A primeira é a mais consumida no mundo depois da água – aproximadamente 9 milhões de toneladas do grão são produzidas por ano, que rendem mais de 400 bilhões de xícaras, segundo dados da Organização Internacional do Café. A cerveja, por sua vez, está na quarta posição, e registrou consumo mundial de 189 bilhões de litros em 2014, segundo dados publicados no fim de 2015 pela cervejaria Kirin.

Mesmo sendo bem diferentes, as duas combinam, e muito, no copo. Essa união se materializa em fermentadas que levam em sua composição os grãos – verdes ou torrados – e até a bebida pronta. “O ingrediente vai trazer notas de café, chocolate e baunilha, mas sem deixar a cerveja muito encorpada”, explica David Michelson, sócio da cervejaria Júpiter, de São Paulo.
Em geral, os rótulos dos estilos Porter e Stout são os que mais usam os grãos. A associação é meio óbvia, já que esses dois tipos levam maltes bem torrados e seus sabores já remetem à bebida. Outras, porém, dos estilos American Pale Ale e India Pale Ale também se beneficiam com o sabor mais amargo e ligeiramente ácido do café. A seguir, confira a prova com 12 rótulos** que têm o café como ingrediente.

ENTENDA OS PONTOS

4,5 a 5 [ícone]
4 a 4,4 [excelente]
3 a 3,9 [de ótima qualidade]
2 ou 2,9 [boa cerveja]
1 ou 1,9 [cerveja com defeito ou mal acondicionada]

QUEM DEGUSTA

David Michelson, Marcos Gonçalves, Marcos Mello, Pedro Marques, Roberto Fonseca

harmoniza com

Ostras e sobremesas com café e chocolate, no caso das Brown Ale, Porter e Stout

local da prova

Zucco
rua Haddock Lobo, 1416
Jardins – (11) 3897-0666
São Paulo – SP – zucco.com.br

Todos as cervejas são compradas pela Menu e os preços indicados são os praticados em São Paulo

MENU 209 - MUNDO CERVEJA

MENU 209 - MUNDO CERVEJA

* Reportagem publicada na edição 209

** Os preços das bebidas podem ter sido alterados