Bebida

Provamos algumas variações das cervejas IPA

Mais leves, mais fortes, com frutas, com mais lúpulos… conheça algumas variações criativas das India Pale Ale (lettering: Filipe Grimaldi; fotos: Felipe Gabriel/ Ag. IstoÉ)

por Pedro Marques*

Sem dúvida, as India Pale Ale (IPA) estão entre as geladas preferidas pelos cervejeiros. Desde 2011, existe uma data internacional criada apenas para celebrar esse estilo, o IPA Day – em 2016, a festa caiu em 4 de agosto, já que a data é celebrada sempre na primeira quinta-feira do mês do cachorro louco. Outra prova de que essas cervejas são queridinhas do público é a variedade encontrada nas gôndolas.

A “original”, por assim dizer, nasceu no Reino Unido no século 18 e, basicamente, se destacou por ser mais amarga e encorpada que as Pale Ale. Quando os cervejeiros dos Estados Unidos começaram a brincar com o estilo, a partir da década de 1970, criaram uma bebida com identidade diferente, de aromas mais cítricos e sabor mais amargo, graças aos lúpulos de origem norte-americana. A gelada caiu no gosto do público e de lá para cá as variações não pararam de surgir.

Há as Session, mais leves; as Imperial, mais alcoólicas, encorpadas e amargas; as com frutas; as feitas com apenas um tipo de lúpulo (Single Hop); as com malte de centeio; as com maltes torrados e por aí vai. E foi para celebrar o dia da IPA que a degustação deste mês da Menu selecionou 12 rótulos desse estilo, com diferentes características. Confira a seguir e descubra as outras faces dessa que é uma das cervejas mais apreciadas do mundo.

66

67

65

 

* Reportagem publicada na edição 210

** Os preços das cervejas podem ter sido alterados